TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD 02 De Filosofia

Dissertações: AD 02 De Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2013  •  666 Palavras (3 Páginas)  •  601 Visualizações

Página 1 de 3

Nome: Ana Paula Castro da Silveira Matrícula: 12113110291

Data: 03/08/2012 Administração Pública – BJE 2º Semestre

FILOSOFIA E ÉTICA

RESPOSTAS DO EXERCÍCIO 02

1- Um mito é uma narrativa sobre a origem de alguma coisa, para os gregos, é um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem como verdadeira a narrativa, porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador.

Principais características da consciência mítica: a lógica repousa em ambivalência, crenças e lendas que, de modo simbólico, fornecem explicações para a realidade, relatos maravilhosos (explicações fantásticas narradas); natureza e sociedade estão confundidas; tradição dogmática (relatos passados de gerações para gerações e ditos como verdades inquestionáveis.

2- Porque no final do século XIX, estudos históricos, arqueológicos, lingüísticos, literários e artísticos corrigiram os exageros das duas teses, ou seja, tanto a redução da Filosofia à sua origem oriental quanto o “milagre grego”. Estes estudos mostraram que ao nos afastarmos dos exageros da idéia de um “milagre grego”, perceberemos o que havia de verdadeiro nesta tese. Os gregos imprimiram mudanças de qualidade tão profundas no que receberam do Oriente e das culturas precedentes, que até pareceria que tinham criado sua própria cultura a partir de si mesmos. Assim podemos mencionar quatro mudanças que darão uma idéia da originalidade grega:

- Em relação aos mitos -> humanizaram os deuses, divinizaram os homens; deram racionalidade a narrativas sobre as origens das coisas, dos homens, das instituições humanas (trabalho, as leis, a moral) (os dos orientais eram de aparência apavorante e monstruosa);

- Em relação ao conhecimento -> os gregos transformaram em ciência aquilo que eram elementos de uma sabedoria prática para o uso direto da vida.

- Em relação à organização social e política -> os gregos inventaram não apenas a ciência ou a filosofia, mas inventaram também a política; instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas com base em discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembleias públicas; criaram a ideia da lei e da justiça como expressões da vontade coletiva pública e não como imposição da vontade de um só ou de um grupo, em nome de divindades.

- Em relação ao pensamento -> diante da herança recebida, os gregos inventaram a ideia ocidental da razão como um pensamento sistemático que segue necessariamente regras, normas e leis universais, isto é, as mesmas em todos os tempos e lugares.

3- O mito falava em deuses, narrava a origem dos seres celestes e terrestres como derivados das relações com os deuses;

A Filosofia fala em céu, mar e terra, explicando o surgimento desses seres por composição, combinação e separação dos 4 elementos – úmido, seco, quente e frio, ou água, terra, fogo e ar.

O mito pretendia narrar como as coisas eram ou tinham sido no passado imemorial longínquo e fabuloso, voltando-se para o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com