TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD1 - Filosofia E Ética

Artigos Científicos: AD1 - Filosofia E Ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/2/2014  •  413 Palavras (2 Páginas)  •  2.345 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade Avaliativa I.

1. Com base no texto apresentado, qual o motivo prático que levou os gregos a inventarem a filosofia, uma forma de saber que pretende ser neutra, objetiva, universal, única, distinta da religião e do senso comum?

R: Originalmente baseado no texto de Selvino Assmann, o motivo pelo qual levou os gregos a inventarem a filosofia, é baseado na afirmação do momento em que se passou a dar valor ao indivíduo e a vida privada, ou seja, descobrindo as necessidades da sociedade. Com o progresso da civilização, era preciso também resolver os seus problemas, a afirmação do helenista Jean Pierre Vernant onde ele diz: os gregos não inventaram a filosofia não para satisfazerem uma curiosidade e sim, de entender as coisas.

Era necessário prover explicações, buscar a razão, advinda de um período de crédulos, folclore e superstições impostas ao longo dos séculos. Outra passagem de Selvino José onde se absorve a atitude filosófica que podemos interiorizar uma grande razão a inicialização da filosofia é desvendar os porquês e procurar a essência das coisas.

2. Procure descrever o que se entende por filosofia no senso comum. Pergunte a algumas pessoas conhecidas, e verifique qual a diferença com o conceito que os gregos deram à filosofia.

R: O senso comum é o tipo de conhecimento transmitido de geração a geração, relacionado ao meio social, não é amplo e nem abrangente, é baseado em experiências cotidianas absorvendo costumes, tradições, religiões e éticas. A Filosofia tem como predicado a busca pelo conhecimento, pela razão, o porquê de tudo, a evolução racional da forma de pensar, diferente do senso comum que não precisa de explicações científicas e de comprovações exatas.

3. Qual a comparação que podemos fazer entre a filosofia e a ciência moderna, que também defende, tantas vezes, a neutralidade e a objetividade?

R: A raiz da ciência é incorporada na filosofia, ou seja, o primeiro conhecimento objetivo, neutro e universal da realidade teve como base os ideais filosóficos como a razão, é do mesmo valor, os dois conceitos se equivalem. Somente nos moldes contemporâneos é que foi estabelecida uma distinção entre a filosofia e ciência.

A ciência moderna nasce e se consolida como o conhecimento da realidade a partir do estudo das partes e enquanto estudo do “como” da realidade, a filosofia por sua vez tem como característica a pretensão de conhecer o todo como tal, o estudo dos “porquês”.

Referência Bibliográfica

Assmann, Selvino José – Filosofia e Ética – Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; [Brasília] : CAPES: UAB, 2009.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com