TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD2 De Filosofia

Ensaios: AD2 De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  4.359 Visualizações

Página 1 de 3

. Registre os avanços que você realizou na compreensão das idéias e raciocínios que afirmou não conseguir acompanhar: o que foi possível ganhar de entendimento?

Texto 1

Ao acreditar que a filosofia se realiza sempre e em toda parte, sem reflexão por parte de quem a faz, e ao identificar a cultura de um povo a uma filosofia, deixamos de lado o real sentido da mesma e o de sua própria invenção. A prática filosófica não pode ser confundida com a própria atividade do pensar, ela não deve se tornar o campo das escolhas e dos valores e sim o movimento de reflexão sobre os mesmos, tornando-se a proposta de crítica e superação daquilo que nos é imposto, transformando-se no projeto de autonomia de cada um.

Texto 2

Quando Freud diz que a educação é uma atividade impossível é porque não podemos prever o comportamento humano, nunca teremos certeza do que ele é ou se tornará, haverá sempre entre o compreender o humano e a realidade uma fenda que é a sua incessante autoconstrução. Esta exige conhecer a si mesmo, e a socializar-se. A educação tem por finalidade construir a autonomia humana e essa construção é sempre uma autocriação, o que a torna um enigma. E por

3. Busque a definição filosófica para os conceitos que você afirmou desconhecer;

Dogmatismo metafísico – Estabelecer verdades absolutas sobre a essência das coisas.

Ontologia unitária - Consiste em uma parte da filosofia que estuda a natureza do ser, a existência e a realidade, procurando determinar as categorias fundamentais e as relações do “ser enquanto ser”.

Niilismo – Doutrina segundo a qual nada existe de absoluto.

Heteronomia - É quando um indivíduo se sujeita à vontade de terceiros ou de uma coletividade.

Atividade prático-poiética – É uma ação que tem fim em si mesma, que não cria ou produz um objeto alheio ao agente ou a sua atividade.

4. Comente as questões filosóficas que você identificou como centrais dos textos 1 e 2.

Texto 1

Atualmente, devido ao imediatismo e a rapidez de nosso estilo de vida, pode parecer que a filosofia é apenas um estudo cansativo, com respostas a interrogações de um tempo distante que não é o nosso. E que por isso não nos é importante no cotidiano da educação. Sem saber que no passado, a sua criação esteve diretamente ligada à invenção da democracia, correspondendo ao projeto de crítica dos dogmas e dominações da igreja, visando a autonomia.

E também porque com o surgimento da ciência, o fazer educativo passou a ser campo de permanente exploração das ciências humanas, as chamadas ciências da educação, consideradas como únicas fontes válidas na prática educacional, tentando reduzir a filosofia a apenas um momento do fazer metodológico.

Mas é justamente nesse contexto que a filosofia se faz imprescindível para a prática educacional, pois no imponderável da criação não há método, regra ou receita que garanta antecipadamente o êxito do fazer educativo. Já que, falando em projeto de autonomia, a filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com