TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA

Projeto de pesquisa: ANTROPOLOGIA, ÉTICA E CULTURA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

ANTROPOLIGA, ÉTICA E CULTURA

RONDONÓPOLIS-MT

MAIO – 2014

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

COMPREENSÃO DA PESSOA

ÉTICA E MORAL

Trabalho apresentado ao Curso de EDUCAÇÃO FÍSICA – CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO, como requisito parcial para a obtenção da aprovação da disciplina de Antropologia, Ética e Cultura.

Professor:

RONDONÓPOLIS-MT

MAIO-2014

Segundo os gregos antigos, o homem não vive imerso à natureza, mas vive em um “mundo próprio” chamado de “mundo humano”, criado pelo próprio homem, devido ao desenvolvimento da sua cultura e do seu pensamento.

Diferentemente dos outros animais, o ser humano age com racionalidade e possui grande capacidade mental. Possui também habilidades para poder adquirir conhecimento e desenvolver utensílios para auxiliá-lo no dia a dia.

O homem pode também caso ache apropriado, mudar de crenças ao longo da vida e do seu desenvolvimento intelectual. Pode definir algo hoje como certo, e no futuro decidir que não crê mais nos padrões que antigamente costumava acreditar e defender. Os costumes também podem mudar, ou não. Nem tudo o que é considerado costume de uma cultura pode ser considerado como algo que siga e respeite as morais da própria cultura.

Desde o surgimento do homem pré-histórico até os dias de hoje, houve um enorme desenvolvimento tanto mentalmente, culturalmente como espiritualmente. Hoje, nos rodeiam diversos tipos de crenças, valores éticos, morais, e distinção entre o que é certo e o que é errado. Podemos observar a diferença em diversas culturas entre as definições de bem e mal e de certo e errado, como exemplo, podemos citar o suicídio ser pecado para o catolicismo e diversas outras religiões, mas ser algo nobre quando se trata de homens-bomba dando à vida e tirando outras vidas a favor de uma crença maior da cultura muçulmana.

Graças à essa capacidade de raciocinar e discernir de acordo com suas morais, em diversas culturas e países, o termo “humano” pode ser utilizado também como o significado de bondoso ou generoso e de compreensivo ou tolerante.

No sentido espiritual, podemos destacar duas capacidades principais: a capacidade intelectual e a vontade livre. Afirmar que a vontade é livre no homem equivale a afirmar que ele possui um princípio que lhe possibilita levar adiante o seu projeto de vida de forma autônoma. É claro que o homem diferente dos outros seres possui sua própria natureza e pode responder de maneira diferente a cada situação.

Para garantir melhor qualidade de vida, encontrar alimento com mais facilidade e também buscar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com