TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO, SÍNTESE E PROBLEMATIZAÇÃO DO TEXTO O LEITOR NO ATO DE ESTUDAR A PALAVRA ESCRITA.

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  831 Palavras (4 Páginas)  •  717 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LINGUAGENS

DISCIPLINA: FILOSOFIA DA PESQUISA E METODOLOGIA DA PESQUISA

DOCENTE: Profa. Maria das Graças Moita Raposo Pereira

ANÁLISE, INTERPRETAÇÃO, SÍNTESE E PROBLEMATIZAÇÃO DO TEXTO O LEITOR NO ATO DE ESTUDAR A PALAVRA ESCRITA.

DISCENTE:

Paulo Vitor Reinaldo Oliveira do Nascimento

20189039903

Teresina-Pi

 12 de março de 2019

Sumário

Introdução --------------------------------------------------------------------------- 3

O leitor no ato de estudar ------------------------------------------------------ 4

1- Introdução

Para entender leitor ao estudar a palavra escrita, se faz necessário que existam alguns conhecimentos prévios, como compreender o que significa a palavra escrita e o significado, a duplicidade e a criticidade do ato de estudar. A palavra, o código escrito não só existe mas é dotada de significados e importâncias.

A palavra escrita, durante o ato da leitura, deve servir como instrumento de compreensão da realidade. Se ela não nos ajuda a entender mais sobre uma realidade abordada e não nos auxilia a entender melhor o mundo, ela não cumpriu seu papel em constituir uma leitura aprofundada e crítica.

O ato de estudar é um ato de conhecer o mundo possui uma duplicidade curiosa. Pode ser feito por contato direto (quando estuda-se a realidade de acordo com a própria inteligência, experiências e sentidos fazendo com que a elucidação ocorra de acordo com a prática e experiência vivenciada) ou por contato indireto (o estudo da realidade se dá quando recebe-se o conhecimento de outra pessoa que a tenha estudado de forma direta)

Estudar também pode ser um ato crítico (se o estudo é feito de maneira direta, será critico na medida em que busque uma elucidação parecida com a realidade. E se é feito de forma indireta, será crítico na medida em que não seja “magnetizado” pela comunicação em si) ou acrítico (quando houver uma atitude de aceitação da mensagem recebida e, consequentemente, retenção da mesma. Assumir uma postura acrítica significa abdicar da capacidade pessoal de investigar e buscar uma visão própria de mundo).

2- O leitor no ato de estudar

O leitor e seu posicionamento ao estudar a palavra escrita

A leitura é um ato de estudar códigos que se faz presente na humanidade há décadas, sejam eles não verbais (imagens, leituras de mundo) ou verbais (caracteres de um alfabeto). Por meio dela, conhecimentos, experiências, histórias e mensagens são repassados por gerações e se fazem presentes em dias atuais. Porém, cada vez mais, tem sido assumida uma “postura passiva” por parte de leitores em relação à mesma, fazendo com que ocorra de forma mecânica ou semimecânica e que não cumpra seu papel de auxílio na compreensão de mundo.

Estamos em um mundo em constante e rápida transformação, e o ritmo bucólico com que as mesmas ocorrem influencia diretamente em vários aspectos do dia a dia e não seria diferente com a leitura. A leitura é um estudo, uma busca por conhecimento, e cada vez mais o estudante, o leitor está deixando de realizar essa busca de forma direta e aceitando e admitindo como verdadeiro um conhecimento repassado de maneira indireta durante o ato da leitura considerando que o autor da informação é autoridade suficiente para que se acredite no que por ele é dito sem haver a realização de questionamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (83.8 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com