TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Leitor no Ato de Estudar a Palavra Escrita

Por:   •  29/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  713 Palavras (3 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 3


O leitor no ato de estudar a palavra escrita

O texto é tão somente um instrumento intermediario , ele mediatiza leitor-mundo, ele serve de intermediário elucidativo entre leitor e realidade. Para um texto fazer seu papel ele deve nos auxiliar a entender melhor o mundo

O leitor deve assumir uma postura ao ler , fazendo dessa atividade um processo de entendimento do mundo , caso isso não ocorra , a leitura vai se tornar uma forma mecânica ou semimecânica de identificar símbolos , sem que eles façam sentido como instrumento da realidade

A duplicidade do ato de estudar

De modo geral , estudar significa o ato pelo qual cada pessoa humana enfrenta a realidade para compreendê-la e elucidá-la, seja pela descrição de suas características essenciais, seja pela descoberta de sua origem e evolução. O processo de operar com a realidade, para encontrar-lhe o sentido mais adequado, mais elucidativo, é propriamente o ato de estudar, enquanto relação direta do sujeito com o objeto do conhecimento .Outra forma de estudar de forma efetiva é elucidando a realidade por informação do outro, em ambas as situações , o ato de estudar é plenamente realizado.

No momento em que lemos um texto qualquer, na vida universitária , é preciso ter presente , por uma parte , que temos experiência de vida que nos oferece critérios de julgamento e também é possível fazer um juízo mais preciso da mensagem do autor , utilizando como critério os dados de argumentação.

Criticidade e a-críticidade no ato de estudar

As forma de estudar , apresentadas anteriormente,  podem ser classificadas como críticas e a-crítica. O ato de estudar diretamente a realidade será critico na medida em que busque uma elucidação compatível com a mesma. O critério será a objetividade das expressão enquanto explicite as características próprias da realidade.

O ato de estudar indiretamente a realidade será crítico na medida em que não seja magnetizado pela comunicação em si, obscurecendo o fato de que ela deve comunicar, o mais próximo possível, a realidade como ela é. A-crítica será a atitude de aceitação pura e simples da mensagem , sem perguntar pela sua validade objetiva . Assumir uma postura a-crítica significa abdicação da capacidade de investigar , alienando-se a outras pessoas. A posição do sujeito no ato de estudar deve ser uma postura crítica e não crítica.

 O leitor no ato de estudar

O ato de estudar indiretamente a realidade pertence, não com exclusividade, mas especialmente, ao leitor.

O leitor poderá se sujeito ou objeto da leitura , a depender da postura crítica ou a-crítica que assuma frente ao texto sobre o qual processa o seu ato de estudar. O leitor será objeto na medida em que se coloque frente ao texto de leitura como alguém que esteja magnetizado pelo que está vivenciando.

Por outro lado , o leitor será sujeito da leitura se ao invés de só reter a informação , fizer o esforço de compreensão da mensagem , verificando se expressa e elucida a realidade em suas características especificas. O leitor como sujeito da leitura deve estar atento para três pontos fundamentais:

  1. Ter o objetivo de compreender e não memorizar a mensagem
  2. Avaliar o que se lê , tendo como critério de julgamento a compatibilidade da expressão com a realidade expressada.
  3. Ter uma atitude de constante questionamento,  de pergunta de busca , de diálogo com o autor do texto

O leitor sujeito deixa a tarefa de armazenamento para instrumentos muito mais eficientes que a própria civilização já criou, tais como livros, revistas e etc. Na postura do leitor-sujeito , cada um de nós passa a ser leitor-autor. Só o leitor-sujeito multiplica a cultura e a aprofunda

Conclusão

Para que a universidade se concretize, em sua missão fundamental de consciência crítica da realidade é preciso que cada elemento – professor e aluno – assuma postura de leitor-sujeito e leitor-aluno.


O texto é tão somente um instrumento intermediario , ele mediatiza leitor-mundo, ele serve de intermediário elucidativo entre leitor e realidade. Para um texto fazer seu papel ele deve nos auxiliar a entender melhor o mundo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (24.4 Kb)   docx (8.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com