TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Texto "O Leitor no Ato de Estudar a Palavra Escrita"

Por:   •  18/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  378 Palavras (2 Páginas)  •  437 Visualizações

Página 1 de 2

Trabalho: Resumo “O leitor no ato de estudar a palavra escrita”

     O texto em questão tem como objetivo deixar claro a maneiras de se portar diante da leitura de textos científicos no dia a dia. Inicialmente observamos que existe uma duplicidade no ato de estudar, na qual ele se apresenta de forma direta e de forma indireta. Na forma direta efetivamos o ato de estudar por meio de observações pessoais no cenário onde estamos inseridos, construindo, desse modo, nossas próprias conclusões a respeito da realidade. Na forma indireta realizamos o estudo com base em observações da realidade feita por outras pessoas, aderindo as informações de forma cautelosa e compatível com nossas próprias noções do cenário em que estamos inseridos.

     Em paralelo, ao darmos início no processo de estudo deveremos manter uma postura crítica em relação ao que estamos lendo. Nesse sentido, é importante ter consciência de que estudar de forma crítica é, durante o ato da leitura, ter uma postura de observador da realidade, investigando se o que lemos é compatível com as noções e lógicas presente onde estamos inseridos, com a finalidade de construir uma base de informações bem estruturadas e coerentes. Já estudar de forma não crítica é aceitar todas as informações e direcionamentos impostos de forma passiva, sem análise da realidade.

     Nesse contexto é observado a existência de dois tipos de leitores, sendo esses os leitores objeto e os leitores sujeito. O leitor objeto é aquele que recebe as informações e não as assimila de forma crítica, ou seja, apenas aceitas as informações a ele imposta, sem qualquer preocupação com uma análise mais baseada nas noções reais de sociedade. Sendo assim, o leitor objeto é quem apenas decora informações, sem a capacidade de deduzir suas próprias conclusões a respeito do assunto contido no texto. Já o leitor sujeito é aquele estimado, que procura fazer uma análise do texto com base na realidade, obtendo a capacidade de aprender de forma mais saudável e que construa a capacidade de desenvolver as suas próprias conclusões.

Referência:   HUHNE, Leda Miranda (org). O Leitor no Ato de Estudar a Palavra Escrita. IN:- Metodologia Cientifica: Caderno de Textos e Técnicas. 7 ed. Rio de Janeiro: Agir, 1997.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (27.6 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com