TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE PORTFÓLIO SOBRE BIOÉTICA

Por:   •  2/10/2015  •  Monografia  •  1.048 Palavras (5 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE PORTFÓLIO SOBRE BIOÉTICA

1. Relacione as fronteiras da Bioética com a política, com a teologia, com o direito e com a questão geográfica.

Bioética e Política - A Ciência Política é a esfera do poder, ou seja, a jurisdição e âmbito do poder de decisão para determinar a decisão em que a sociedade irá caminhar. Com isso, a fronteira entre a Bioética e a Política, precisam conter uma constante vigilância e uma análise crítica vigorosa, em razão dos resultados dos avanços da ciência e tecnologia. Esses avanços podem abrir portas e gerar benefícios para a sociedade, mas, ao mesmo tempo, podem propiciar abusos e destruições gigantescas.

É preciso saber que a violação dessas fronteiras se torna trágica para a maior parte da humanidade, já que os cientistas produzem teorias, conhecimentos, paradigmas que acabam se transformando em dogmas científicos para pautar e fundamentar sua ação predatória generalizada.

Bioética e Teologia – As fronteiras da Bioética com a Teologia tem como polos de tensão dialética, de um lado, a fé que estão fundamentados os teólogos, com seu caráter interior e íntimo; e do outro, os cientistas estão embasados no empirismo positivista, com seu caráter externo e objetivo; ambos, convencidos da posse da verdade, assumiram, durante séculos, uma postura rígida, excludente e antagônica.

As fronteiras existentes entre a ciência e a Teologia eram, na verdade, elevados muros, fortificações e muralhas. Por esses motivos, foram condenados Galileu, Giordano Bruno e tantos outros, por meio da Inquisição, um tribunal eclesiástico vigente por quase toda a duração da Idade Média. Em menor grau, nos tempos atuais, há ainda enorme descompasso promovido por essa tensão dialética entre a teologia e a ciência.

Podemos destacar que os cientistas tem crença demasiada na potencialidade do conhecimento científico e tecnológico, como se ele fosse capaz de resolver e superar limites até hoje existentes, apostando nessa forma de conhecimento como se fosse infalível, o que a história já mostrou em contrário. Em contrapartida, os teólogos têm consciência de que o ser humano não é um ser pronto e acabado, e que ainda não se conhece o seu o pleno desenvolvimento mental e espiritual.

De forma crescente no século 21, o diálogo entre a ciência e a religião está buscando um maior consenso para canalizar esforços convergentes no sentido de elaborar uma “agenda mínima comum”, na qual todos os seres humanos que estão descontentes e indignados com a exclusão social, a injustiça e a desumanidade busquem a construção de uma sociedade mais fraterna e feliz.

Bioética e Direito – Dentre os ramos do conhecimento humano, as fronteiras da bioética com o direito são, sem dúvida, uma das mais imprecisas e nebulosas. Isso tem origem na constatação de que nem todas as leis não são passíveis de interpretação cristalina e pacífica e, principalmente, em se tratando do universo de problemas relacionados com a bioética, nos quais ainda não restou estabelecida suficiente jurisprudência, tornar-se ainda mais difícil encontrar posicionamento pacificado pelo poder judiciário.

Num primeiro momento, o Direito pode adotar uma atitude silenciosa, isto é, enquanto não pode prever os progressos da ciência e da tecnologia, é razoável uma postura de cautela. Contudo, temos os adeptos progressistas, de forma que os que estão mais abertos e dispostos a aceitar as inovações estarão sujeitos a entrar no mérito da questão e a adotar posições mais flexíveis.

Podemos imaginar, como meio termo, uma lei-quadro na qual estão explicitados os princípios básicos, sem entrar em muitos detalhes, o que pode facilitar uma determinada tomada de posição. Mas, dependendo das situações prementes, como se decidir sobre o aborto, células-tronco, e que precisam de uma legislação mais rigorosa, será mais difícil chegar a um consenso.

Bioética e as Fronteiras Geográficas – As fronteiras geográficas, sem dúvida, são fatores preponderantes para se entender os difíceis contornos da Bioética, segundo Bernard (1993). Cada país e seu povo caracterizam-se por possuir valores próprios que vão imprimir certa solidez organizativa daquele grupo humano específico.

Há, hoje, uma riqueza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (47 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com