TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AV2 FILOSOFIA JURIDICA (16.04.2012)

Exames: AV2 FILOSOFIA JURIDICA (16.04.2012). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2014  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  316 Visualizações

Página 1 de 3

AV2 FILOSOFIA JURIDICA (16.04.2012)

AV2 FILOSOFIA JURIDICA (16.04.2012)

AV2

AULA6

HOBBES: O Estado como garantia da Segurança Jurídico – Política para ordem econômica.

1588-1679-Obra + conhecida O leviatã.

Para Hobbes a vida na cidade não é uma tendência humana natural. Consequentemente, o homem não é um animal político e a cidade não é natural. A cidade é artificial, isto é, produto da escolha e da decisão dos homens ao fazerem o acordo de convivência.

Hobbes diz:

1- que o homem não é um animal apto para a sociedade, mas um ser autointeressado que vida primeira o próprio beneficio e não da vida em comunidade;

2- Que a cidade não é natural, mas artificial, isto é, produto da escolha e da decisão dos homens ao fazerem o pacto social.

3- Que a cidade não é um fim em si mesmo, mas um meio para que os homens possam promover de maneira + segura o seu próprio benefício.

Para Hobbes, o homem não nasce apto para a sociedade, mas assim pode se tornar pela disciplina. A aptidão para a vida social é, portanto, uma característica, adquirida, e não natural, Consequentemente, a sociedade é produto artificial da vontade humana fruto de uma escolha e não da obra da natureza.

Na sociedade há obrigações para que a sociedade exista, é preciso que a haja um poder comum capaz de obrigar os homens a cumprirem as leis e os acordos entre si. Para que o acordo seja feito é preciso que se conclua pela necessidade de limitação do direto natural e pela necessidade da instituição de um poder comum.

Hobbes tenta provar que o homem procura primeiramente o seu próprio benefício.

Hobbes diz que a sociedade civil do medo é o meio + duradouro e eficaz que encontraram os homens para se livrarem do medo generalizado que os acompanha no estado de natureza (mede de ser ferido, morto).

O Estado da natureza é um Estado de Guerra.

Para Hobbes o estado de natureza é um estado de guerra. Se 2 homens desejam a mesma coisa ao mesmo tempo, é impossível ela ser gozada por ambos, eles se tornam inimigos.

No estado de natureza todos os homens tem direito ilimitado sobre todas as coisas. É o estado em que os homens vivem sem um poder político capaz de obrigá-lo a se respeitarem mutuamente e a obedecerem às regras comuns.

No estado de natureza, os homens competem entre si e se atacam mutuamente visando à própria conservação, a satisfação dos seus desejos e ao aumento dos seus domínios. Mas isso não significa que eles sejam maus por natureza. Fazem isso porque não há Estado este é o único que se dispõe para protegê-los.

(Trazer casos concretos da aula 6).

Em suma, o estado de natureza caracteriza-se pela ausência do Estado e das leis que regulem as ações humana e determinem o que é justo é a liberdade que cada homem possui de usar os meios que considerar necessários para preservação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com