TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 Filosofia

Ensaios: Ad1 Filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/7/2013  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 4

Questão: 1

A partir da leitura do texto , de Eduardo Prado de Mendonça, publicado na midiateca, responda às questões que seguem.

Em cada resposta, elaborar um texto reflexivo/argumentativo, evitando a mera cópia tanto do texto de apoio quanto de nosso livro didático. Além disso, observe o padrão culto da língua, atentando para os seguintes aspectos: ortografia, regência, concordância, pontuação, coerência e coesão.

Realize suas análises, sem esquecer de citar as referências, o uso correto das normas da ABNT, quando necessário.

a- O texto, ao abordar duas dimensões fundamentais da existência humana, elege para análise dois critérios ou valores, a saber, o útil e o inútil. A partir da leitura da primeira unidade de nosso livro didático, o saber filosófico poderia ser enquadrado em qual dos critérios no texto analisado? Por quê?

Responda a questão em, no máximo, 10 linhas. (3,0 pontos)

Resposta: No inútil, pois é nele que podemos identificar o saber filosófico, ou seja, nele que foram explicados os porquês através dos aspectos específicos que foram utilizados para serem investigados e analisados, no caso à teoria do conhecimento, a ética, a lógica e a estética. Através da teoria do conhecimento tivemos a analise da teoria da existência humana com o inútil onde nela são consideradas a teoria como base, já através da ética foi analisado a vida moral do ser humano, que é muito importante pro desenvolvimento de sua harmonia, a lógica foi demonstrado através da analise do raciocínio, já a estética onde foi demonstradas as sensações. E também pelo fato de a filosofia querer desenvolver um aspecto de vida humana com base na harmonia e na liberdade não tendo como aspecto a sobrevivência, pois não podemos viver somente pra sobreviver temos que ter uma vida feliz, harmoniosa, fazendo com que tenhamos o prazer de viver, que é o que está expresso no texto através do inútil.

b- Você estudou na unidade terceira de nosso livro didático as diversas formas de conhecimento, como o senso comum, o científico e o conhecimento religioso, sem contar no filosófico, no artístico. Encontre no texto pelo menos dois tipos de conhecimento estudados por você, transcrevendo os fragmentos em que o autor os menciona. (2,5 pontos)

Resposta:

Conhecimento religioso

No plano da vida religiosa, então, esvazia-se o conceito do útil. Não é possível compreender a criação por Deus a partir de um conceito de utilidade. A vida, na perspectiva religiosa, aparece como um dom gratuito. E toda a natureza aparece como o paroxismo da gratuidade.

Conhecimento artístico

As categorias da vida artística não são do domínio do útil: a graça, o belo, o grandioso, o sublime, e tantas outras, são a contribuição do não-prático, no mundo das artes, para uma vida humana mais humana.

c) No texto, o autor afirma:

Mas, é preciso ver que a vida humana não consiste apenas em sobreviver. Voltar à vida humana toda ela para a dimensão do útil é pensá-la em termos de pura sobrevivência, e isto significa reduzi-la ao seu aspecto puramente vegetativo. É preciso conceber e viver a vida humana em termos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com