TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad4 De Filosofia

Artigos Científicos: Ad4 De Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/8/2014  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  968 Visualizações

Página 1 de 3

1. Procure descrever a distinção entre o conceito socrático e o platônico de filosofia, e indique quais são as consequências práticas de cada um dos conceitos na vida de um administrador público.

De acordo com Sócrates filosofia é o resultado da busca pela sabedoria, um modo de viver, uma rotina e para Platão filosofia é a posse da verdade que já existe e só depende de cada um encontra-la e aí ela se transforma em uma espécie de doutrina, ela se torna uma verdade encontrada e conhecida. Na vida de um administrador público de acordo com o conceito socrático ele teria que no seu dia a dia com a rotina aprender e entender tudo com a prática do seu trabalho, buscando seu interesse e entendimento próprio à sua administração e de acordo com a teoria de Platão um administrador já tem que saber a sua função antes mesmo de exercê-la, ele tem que ter conteúdo próprio, visão e entendimento diferenciado dos demais almejando e alcançando sempre a verdade.

2. O que podemos pensar a respeito da tese de Platão de que o melhor governante é quem sabe mais? Qual é, afinal, a relação entre verdade e bem, entre saber a verdade e fazer o bem? Quem sabe mais será necessariamente um governante melhor?

Para Platão somente o homem sábio tem a inteira idéia do bem, do belo e da justiça. Consequentemente, ele terá menos inclinação para cometer injustiças ou de praticar o mal, impedindo os governados de se rebelarem contra a ordem social. Parece um pouco absurdo na prática o conceito teórico de que quem obtém mais saber seria necessariamente um melhor governante, más se observarmos veremos que isso é acontece até hoje, se analisarmos pelas eleições, podemos ver que geralmente há a procura pelo candidato que é mais qualificado, para depois procurar a índole do candidato, onde até então muitas vezes se superestima o conhecimento e não o comportamento do candidato, para ser um bom governante é preciso ter um conjunto de atributos que distinguem um comportamento e não somente do seu conhecimento , jamais podemos afirmar que quem sabe mais é necessariamente um governante mais completo para o cargo do que os outros.

3. Platão defende que a sociedade ou instituição perfeita é sempre aquela em que vigora e é respeitada uma hierarquia, comandada por aquele que sabe mais, enquanto outros defendem maior igualdade e democracia. Quais são os argumentos de Platão a favor da hierarquia, e como estes argumentos podem e devem ser vistos na administração pública?

A hierarquia estabelece uma justa posição de cada um sobre a própria natureza e saber de acordo com Platão, as soluções viriam de quem sabe mais, e a razão viria de cima pra baixo e a obediência viria de baixo pra cima, onde as decisões não seriam compartilhadas e nem perguntadas a todos, assim tendo um sistema hierárquico anulado por outros, onde se cairia em uma instituição totalitária.

Os argumentos de Platão indicam que apenas o administrador tem a capacidade de governar e saber o que é melhor para todos. Não penso desta forma, em todas as áreas de nossas vidas precisamos da opinião de outras pessoas para chegarmos a um ponto comum, estamos sujeitos a todo momento cometermos erros , precisamos de opiniões e conclusões diversas para assim chegar a um consenso, a nossa vida é um eterno aprendizado, saber muito nem sempre

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com