TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agressividade Humana

Pesquisas Acadêmicas: Agressividade Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  324 Palavras (2 Páginas)  •  343 Visualizações

Página 1 de 2

AGRESSIVIDADE HUMANA

Agressividade do Homem

Ao longo de sua evolução, o homem conquistou e adquiriu características únicas, e essas peculiaridades o transformou no que é hoje, tanto papa o bem quanto para o mal. Entre essas características há a violência, que não pode ser confundida com a agressividade, pois, essas são comuns a todas as espécies.

Seguindo a definição de Ayush Morad Amar, ``a agressividade é um comportamento adaptativo intenso que não implica em raciocínio``. A violência é um comportamento destrutivo dirigido contra membros da mesma espécie (ser humano), em situações e circunstancias na qual haveria outras possibilidades de resolução.

Tratando ainda da questão de agressividade e violência, Tinbergen faz uma observação interessante sobre o ser humano, falando que ``O homem é um símio socializado que se tornou carnívoro. Por um lado, é primata socializado, por outro, desenvolveu semelhanças com lobos, leões e hienas.``

Sendo assim, somos organizados e sociáveis, como também nós assemelhamos a feras selvagens e agressivas. Talvez pelo fato do hormônio testosterona ter uma intima ligação com agressividade e liderança no homem, e em mulheres dominantes, em menor quantidade.

Notórios autores definiram agressividade, mas foi Frich Fromm, em sua obra The Anatomy of Human Destructivemess, que faz a melhor colocação e separação entre os tipos de agressividade. Há a filogenética, programada e comum aos animais e aos homens. É o impulso de atacar ou fugir. O outro tipo, a agressividade maligna, de que são exemplos a destrutividade e a crueldade, não tem origem na adaptação biológica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com