TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agulha

Resenha: Agulha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

Agulha (do Latim acucla) é uma ferramenta utilizada para perfurar superfícies. Por ser capaz de penetrar facilmente na maioria dos tecidos, ela é usada para costurar, que é o ato de unir peças ou entrelaçar fios a fim de criar uma peça de roupa ou um remendo em algum tecido. Para cada material que se pretenda costurar, existe um tipo de agulha mais adequado. Antigamente, as agulhas não eram plásticas ou metálicas, eram feitas com improvisações de madeira ou osso.

Para a costura à mão, a agulha é uma pequena haste fina de aço, afilada de um lado e com um orifício, pelo qual se introduz a linha.

Para a costura à máquina, a agulha é uma haste metálica afilada e com orifício na mesma extremidade. Na outra extremidade existe uma base que pode ser fixada na barra de agulha da máquina doméstica ou industrial. A agulha, conforme o tipo de máquina, pode ter haste reta ou curva, além de outros recursos técnicos para adequação ao que será costurado, por exemplo, ponta de bola para tecidos delicados ou de malha.

Para tecimento existe a agulha de tricot que é uma haste metálica revestida por capa plástica, são usadas aos pares e servem para tecer manualmente tecidos de malha. O diâmetro da agulha é determinante ao tamanho da cabeça da malha.

Para tecimento industrial utiliza-se a agulha de lingüeta que tem a extremidade curva em gancho (também chamada cabeça) e uma parte móvel chamada lingüeta. São usadas em número variável de acordo com a largura do tecido de malha a ser tecido.

Para tecimento industrial temos a agulha de mola que tem extremidade curva em gancho (cabeça), mas a cabeça é fechada por uma placa que não é parte integrante da agulha. São usadas em número variável de acordo com a largura do tecido de malha a ser tecido.

Para tecimento existe a agulha de crochet que é uma haste metálica ou plástica com gancho. Usada sozinha no tecimento de tecidos de crochet, um tipo de malha que só pode ser feita manualmente.

Para uso médico há a agulha hipodérmica que é uma haste metálica ou plástica com um orifício que vai de uma extremidade a outra, para passagem de fluido. A espessura (calibre) é consoante a viscosidade do fluido e o calibre da veia ou artéria que se quer alcançar. Existem outras duas formas de uso além da intravenosa, que são subcutânea e intramuscular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com