TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise dos acidentes com agulhas entre os profissionais de saúde no ano de 2008: situações de ocorrência e tendência

Por:   •  5/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.724 Palavras (7 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 7

Tema: Análise dos acidentes com agulhas entre os profissionais de saúde no ano de 2008: situações de ocorrência e tendência

Problema

        Os profissionais de saúde se expõe a vários riscos no ambiente hospitalar, dentre eles os acidentes com agulhas, podendo adquirir doenças infecto-contagiosas. Diante disso procura-se responder a seguinte indagação: Qual o número de acidentes com agulhas entre os profissionais de saúde,  analisando situações de ocorrência e tendência?

Objetivo geral

        Analisar os acidentes com agulhas entre os profissionais de saúde no ano de 2008.

Objetivos específicos:

  • Identificar a categoria de profissionais de  saúde com maior número de ocorrências por  acidentes com agulhas.
  • Analisar a tendência dos acidentes com agulhas relacionado ao número de acidentes envolvendo perfurações.
  • Identificar danos corporais causados nos profissionais de saúde, segundo situação de ocorrência do acidente de trabalho.
  • Identificar dentre os profissionais de saúde, acometidos por inoculações acidentais, aqueles contaminados pelos vírus HBV, HCV e HIV.
  • Identificar a possível causa  do acidente com agulhas entre os profissionais de saúde.

Justificativa

        Os acidentes com agulhas constituem sério problema nas instituições hospitalares, uma vez que as exposições percutâneas são as maiores responsáveis pela transmissão ocupacional de infecções sangüíneas para os profissionais de saúde (BREVIDELLI e CIANCIARULLO, 2002). Os ferimentos com agulhas são considerados extremamente perigosos por serem potencialmente capazes de transmitir doenças infecto-contagiosas, sendo o vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), o da hepatite B e o da hepatite C, os agentes infecciosos mais comumente envolvidos. Diante disto, é de suma importância a discussão a respeito da prevenção e controle dos riscos ocupacionais relativos aos acidentes com agulhas, que se inicia com a análise das fontes de risco, distinguindo as situações de ocorrência e os padrões de tendências.

Hipótese

        Nos acidentes envolvendo perfurações destacaram-se o grupo de profissionais de enfermagem, sendo sua maioria relacionada à realização ou auxílio de procedimentos.  Os riscos maiores não são trazidos pelo ferimento em si, mas principalmente pelos agentes biológicos veiculados pelo sangue e secreções corporais que estão presentes nos objetos causadores dos acidentes. A ocorrência de acidentes com perfurações está relacionado à manipulação freqüente de objetos perfurocortantes, justificando a ocorrência de grande número de acidentes.

Revisão de Literatura

Acidente de trabalho com agulha

        Os acidentes de trabalho ocasionados por material perfuro-cortante entre os profissionais de saúde são freqüentes, devido ao elevado número de manipulação, principalmente de agulhas, representando prejuízos aos trabalhadores e às instituições. Tais acidentes podem oferecer riscos à saúde física e mental dos trabalhadores (MARZIALE, NISHIMURA e FERREIRA, 2004).

        Os indivíduos que trabalham em hospitais estão potencialmente expostos a uma diversidade de doenças infectocontagiosas, principalmente aqueles em contato direto com os pacientes ou com artigos e equipamentos contaminados com material orgânico.(COUTO, PEDROSA e NOGUEIRA, 2003)

        A vulnerabilidade do profissional de saúde, da exposição a vários agentes biológicos predispõe a risco de infecção por patógenos. A maioria das contaminações está relacionada a acidentes com agulhas (SOUSA e CAMPOS, 2008).

        Segundo dados do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), a estimativa anual de acidentes percutâneos, com trabalhadores da saúde nos hospitais é de 384.325 casos. (MARZIALI e RODRIGUES, 2002).

        Conforme Pinho, Rodrigues e Gomes (2007), a equipe de enfermagem é uma das principais categorias profissionais sujeitos a exposições a material biológico. Esse número elevado de exposições relaciona-se com o fato de o grupo ser o maior nos serviços de saúde, ter mais contato direto na assistência aos pacientes e também ao tipo e à freqüência de procedimentos realizados por seus profissionais.

Exposição Ocupacional

        De acordo com Amaral et al (2005), os acidentes com agulhas são considerados problema para os profissionais da área de saúde, pela possibilidade de transmissão ocupacional de patógenos veiculados pelo sangue, como o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), Vírus da Hepatite B (HBV) e Vírus da Hepatite C (HCV).

        Os dados mais recentes indicam que o risco de infecção pós-exposição ocupacional com material perfurocortante é de 0,25% a 0,4% para o vírus  HIV, 6% a 30% para o vírus da Hepatite B (HBV) e 0,4% a 1,8% para o vírus da Hepatite C (HCV) (MARZIALE, 2003).

        A conseqüência da exposição ocupacional aos patógenos transmitidos pelo sangue não está somente relacionada à infecção. A cada ano milhares de trabalhadores de saúde são afetados por trauma psicológico que perduram durante os meses de espera dos resultados dos exames sorológicos. Dentre outras conseqüências, estão ainda as alterações das práticas sexuais, os efeitos colaterais das drogas profiláticas e a perda do emprego (MARZIALE, NISHIMURA e FERREIRA, 2004).

Possíveis causas dos acidentes

São inúmeros os fatores que podem estar associados á ocorrência de acidentes percutâneos entre os quais grande manipulação de agulhas, sobrecarga de atividades, o estresse, a pressa, comportamento agressivo de pacientes, urgências, falta de programas de capacitação do pessoal, disposição e inadequação das caixas de descarte do material, não oferta de equipamentos de segurança, desconsideração às preocupações padrão, desconhecimento do risco de infecção e reencape ativo de agulhas e o não oferecimento de material com agulhas retráteis e seguras devem ser considerados em conjunto, quando da investigação do motivo do acidente. (MARZIALE, 2003).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (148.5 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com