TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alegoria Da Caverna

Trabalho Escolar: Alegoria Da Caverna. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  617 Palavras (3 Páginas)  •  1.857 Visualizações

Página 1 de 3

Platão

Platão foi um dos principais filósofos gregos da Antiguidade. Ele nasceu em Atenas, por volta de 427 a.C. e ao conhecer Sócrates, quando tinha por volta de 20 anos de idade ,se tornou discípulo de Sócrates até sua morte em 347 a.C . Platão fundou a Academia, uma escola de filosofia com o propósito de recuperar e desenvolver as idéias e pensamentos socráticos e Juntamente com seu mentor, Sócrates, e seu pupilo, Aristóteles, Platão ajudou a construir os alicerces da filosofia natural, da ciência e da filosofia ocidental.

Platão desenvolveu a noção de que o homem estava em contato com dois tipos de realidade,a inteligível e a sensível, a primeira não muda e a segunda são todas as coisas que nos afetam os sentidos,ou seja, Platão passou a idéia de que as pessoas tem características diferentes, tamanho, peso,cor, pensamento, mas todos eram humanos independente de suas diferenças. Tal concepção de Platão também é conhecida por Teoria das Idéias ou Teoria das Formas, está teoria foi desenvolvida como hipótese no diálogo Fédon e constitui uma maneira de garantir a possibilidade do conhecimento e fornecer uma inteligibilidade relativa aos fenômenos. O filósofo também elaborou uma teoria gnosiológica, ou seja, uma teoria que explica como se pode conhecer as coisas, ou ainda, uma teoria do conhecimento. Para Platão ao ver um objeto repetidas vezes, uma pessoa se lembra, aos poucos, da idéia daquele objeto que viu no “Mundo das Idéias” e quando uma pessoa nasce, sua alma é "jogada" para a Terra, e o impacto que ocorre faz com que esqueça o que viu, mas, ao ver um objeto aparecer em suas diversas formas, a alma se recorda da idéia daquele objeto que foi visto na estrela. Tal recordação, em Platão, chama-se Anamnesis .

Suas principais obras são: Apologia de Sócrates, em que valoriza os pensamentos do mestre; O Banquete, fala sobre o amor de uma forma dialética; e A República, em que analisa a política grega, a cidadania e questões sobre a imortalidade da alma.

Alegoria da Caverna

A Alegoria da caverna,mais conhecida como “ O Mito da Caverna” nada mais é que uma passagem do livro “ A Republica”, criado pelo filósofo grego Platão . Este mito,fala sobre a vida de pessoas que eram acorrentados de frente á uma parede desde seu nascimento, e eram manipulados através de sombras refletidas da luz de uma fogueira ,ou seja, eram representadas situações de um cotidiano. Os prisioneiros não conheciam outra realidade á não ser as sombras que viam refletidas na parede e assim, os prisioneiros ficavam á analisar,julgar, interpretar tudo que viam,pois aquilo era a única visão do mundo exterior que eles tinham e com isso, eles eram levados a acreditar e conhecer somente aquilo que queriam que eles acreditassem. Depois de um determinado tempo um dos prisioneiros conseguiu fugir e só então pode ver como o mundo exterior era diferente daquilo que ele e os outros prisioneiros eram levados a acreditar e o prisioneiro não hesitou em voltar para contar para seus amigos que ainda eram prisioneiros a verdade sobre o mundo lá fora,mas nenhum deles acreditou,acharam que ele tinha ficado louco,pois para eles, só existia uma única realidade,a realidade que eles obtiveram durante toda a sua vida.

Conclusão: Nós estamos limitados

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com