TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ELABORE UMA ANÁLISE DO MITO ALEGORIA DA CAVERNA

Ensaios: ELABORE UMA ANÁLISE DO MITO ALEGORIA DA CAVERNA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2014  •  451 Palavras (2 Páginas)  •  999 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do texto da ALEGORIA DA CAVERNA, que segue em anexo, ELABORE UMA ANÁLISE DO MITO, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO O SURGIMENTO DA FILOSOFIA E O SEU IMPACTO Na formação do profissional de Serviço Social. Como relacionar o mito com a atualidade? Como é possível aplicar o texto no CURSO DO SERVIÇO SOCIAL? ESSAS SÃO ALGUMAS QUESTÕES QUE BUSCAM COMPREENSÕES e respondê-las faz parte da questão discursiva 1.

O conhecimento ao longo dos tempos se tornou uma das maiores ferramentas de aquisição do poder entre as civilizações. O domínio de uns sobre os outros sempre esteve atrelado ao conhecimento dominante de cada período histórico. Assim, no período denominado de “Idade das Trevas”, o conhecimento era algo dominado com exclusividade pela Igreja, e todos deviam obedecer. Ainda nesta questão, analisa-se o quanto o poder estava naquele período histórico atrelado a um momento ideológico que apenas colocava as pessoas numa condição de obediência “cega”, sem o direito de indagar-se sobre o que ai estava posto.

Sendo assim, nasce a indagação filosófica como campo da efervescência contrária aos mecanismos de dominação ideológica que teimava em perpetuar com seu conservadorismo frente às mudanças de mentalidade das pessoas. Todavia, filósofo como Sócrates, já na Grécia antiga, afirmavam a necessidade dos homens vivenciarem cotidianamente a indagação como fonte de afirmação do conhecimento de si mesmo. Assim, Sócrates, salienta que a indagação de si mesmo, ou seja, o conhecimento de si próprio inicialmente, proporciona o conhecimento do que está sendo posto, e posteriormente a reflexão filosófica cria naquele que indaga a possibilidade do “conhecer”.

No entanto, como fazer uma relação entre a Filosofia e a Profissão do Assistente social? Segundo Aranha (1993), a filosofia é a possibilidade da transcendência humana, ou seja, a capacidade que só o homem tem de superar a situação dada e não-escolhida. Nesse tocante, a filosofia se enquadra no campo da formação do Assistente social, como um mecanismo de articulação do conhecimento filosófico com a prática social, pois toda atuação no campo social, requer posturas observáveis, investigativas, com aspectos e indagações filosóficas centradas na intenção visível de conhecer o que se está sendo posto.

Portanto, a grande e dura tarefa do Profissional Assistente social, aliada à sua formação com enquadramento também filosófico, é se colocar a serviço dos mais favorecidos, a partir do trabalho e do exercício técnico da profissão, sabendo que sua formação é sobretuto a vocação para o trabalho com os excluídos. Assim, a relação que se pode estabelecer entre a filosofia e a formação do assistente social é a possibilidade que este terá de sair-se do seu próprio imobilismo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ARANHA, M. Lúcia de Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 2 ed. ver. e atual. São Paulo: Moderna, 1993, p. 75-76.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com