TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alegoria Das Cavernas

Pesquisas Acadêmicas: Alegoria Das Cavernas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 3

Alegoria da carverna

Imaginemos todos os muros bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.

Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder mover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira. Pelas paredes da caverna também ecoam os sons que vêm de fora, de modo que os prisioneiros, associando-os, com certa razão, às sombras, pensam serem eles as falas das mesmas. Desse modo, os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.

Imagine que um dos prisioneiros consiga se libertar e, aos poucos, vá se movendo e avance na direção do muro e o escale, enfrentando com dificuldade os obstáculos que encontre e saia da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

Na visão de Platão se ele voltasse à caverna para revelar aos seus antigos companheiros a situação extremamente enganosa em que se encontram, correrá, segundo Platão, sérios riscos - desde o simples ser ignorado até, ser agarrado e morto por eles, que o tomarão por louco e inventor de mentiras.

A partir da leitura do Mito da Caverna, é possível fazer uma reflexão extremamente proveitosa e resgatar valores de extrema importância para a Filosofia. Além disso, ajuda na formulação do senso crítico. Sempre duvida por que não tem certo nem errado, depende do ponto de vista.

Para reflexão:

O que é filosofia?

Filosofia significa, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber.

O que é filósofo?

O que ama á sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.

“A verdadeira filosofia e reaprender a ver o mundo” (Merleau- Pony)

Os seres humanos não vivem nem agem cegamente mais criam valores pelo quais dão sentidos ás suas ações. Estamos acostumados na nossa vida cotidiana, acha que tudo e normal um dia a dia cheios de normas e condutas, valores morais, religiosos e políticos, sempre ao lado de amigos, familiares, escolas, trabalhos e sociedades.

Para Marilena Chaui. “A filosofia tem a razão de ser, em nossa cultura e em nossa sociedade, costumamos considerar que alguma coisa só tem direito de existir se tiver alguma finalidade prática, muito visível e de utilidade imediata.”

Os filósofos foram de estrema importância para o mundo, pois através deles temos uma nova visão, como não aceita as decisões óbvias das coisas, questionando as ideias e fatos das outras pessoas.

A filosofia começa dizendo não a todos os tipos de religião, tornando assim uma nova visão de mudo, trazendo a aplicação científica á realidade. Obtido graças a procedimentos rigorosos de pensamentos.

Sabemos que nem tudo são ciência nem religião, hoje podemos observar e comtemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações em resumo a vida. A filosofia nos faz um convite a pensar.

Estar preparado para o mundo atual, de velozes transformações e difíceis contradições, é saber compreender

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com