TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise entre Sombra e Luz

Por:   •  6/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  518 Visualizações

Página 1 de 5

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

INSTITUTO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS E GERENCIAIS

Graduação em Ciências Econômicas

SOMBRA E LUZ NOS DIAS ATUAIS

 

Belo Horizonte

2015


SOMBRA E LUZ NOS DIAS ATUAIS

 

Trabalho apresentado à disciplina de Filosofia, do 2º Período da Graduação em Ciências Econômicas.

Prof.

Belo Horizonte

2015


SUMÁRIO

1- INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

2- DESENVOLVIMENTO...........................................................................................04

3- CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................06

REFERÊNCIAS..........................................................................................................07

   


1. INTRODUÇÃO

“Imagine-se em uma caverna. Você tem seus braços e sua cabeça acorrentados e tudo que vê são as sombras do mundo real projetadas no fundo da caverna...”. (Platão, 1997, p.287).

O mito da caverna de Platão foi escrito no livro VII de A República mais ou menos 2000 anos antes de Cristo, uma metáfora que Platão utilizou para demonstrar em seu diálogo, o quanto os cidadãos estavam presos às crendices e superstições.

Porém, podemos considerá-lo ainda hoje um texto extremamente atual, sobretudo quando análogo a mídia.

A caverna pode ser entendida como tudo o que aliena as pessoas, desde a educação dos pais, a escola, até a religião e a política. Os prisioneiros (as pessoas) adquirem uma visão quase intransigente sobre diversos assuntos, pois só “enxergam” as “sombras” da realidade e, com isso, se fecham para outras visões de mundo.

Diante de nossas casas, todos os dias, a televisão desempenha um importante papel na projeção de algumas “sombras” do real que tomamos como “única realidade”. Assim, a televisão exerce uma forte influência na vida cotidiana, formulando costumes, hábitos e valores que não são nossos e nem se assemelham a vida comum, mas são adaptados como modelos. A nossa própria maneira de pensar vai sendo modificada pelo meio.

Não podemos interpretar a televisão apenas deste aspecto, pois é notável que ela manteve um papel fundamental ao longo da história na disseminação de cultura, notícias e conhecimento à um grande público, mas no entanto, suas informações podem ser frágeis e perigosas, ainda quando passam a fazer parte de uma estrutura comercial.

Logo, o objetivo desse trabalho é analisar como a mídia pode ser uma grande caverna, entendendo que ela apesar de ter contribuído muito para a disseminação das informações, possuem também o poder da manipulação.

2. DESENVOLVIMENTO

A Alegoria da Caverna de Platão relata sobre a existência de prisioneiros em uma caverna que viviam acorrentados desde o nascimento e, para eles, a única realidade existente era as sombras as quais conseguiam enxergar. Até que em um determinado momento um dos prisioneiros se liberta e foge da caverna.

De imediato, ele não consegue ver a nova realidade ao seu redor, mas, aos poucos, sua visão vai se adaptando à claridade assim como sua percepção ao real.

Ao descobrir, portanto, a outra realidade, o ex-prisioneiro volta à caverna para elucidar aos que lá ficaram. Por sua vez, os prisioneiros não acreditaram que havia outra realidade fora da caverna.

Analisando agora a Alegoria da Caverna em relação ao texto “Senso comum, mito e filosofia”, pode-se dizer que a sombra é uma realidade aceita e restrita. Logo, ela pode ser comparada ao senso comum e ao mito, uma vez que são conhecimentos sem embasamento científico.

A luz, por sua vez, seria a verdade ou uma nova realidade e é representada pela filosofia, uma vez que busca os princípios primeiros, não aceita ambiguidade e questiona o que é dito como verdade.

O filósofo é quem vai à busca da luz e a traz para os outros e seria, neste caso, o prisioneiro que se libertou da caverna a fim de mostrar uma nova realidade aos demais.

Por outra perspectiva, faz-se necessário refletir que em meio ao atual mundo globalizado em que vivemos, os avanços tecnológicos nos proporcionaram a universalização da informação. As distâncias e o tempo foram encurtados, o acesso à informação se tornou instantâneo.

Porém, muitos meios de comunicação fazem uso dessa oferta de informações para proferir posicionamentos e opiniões, principalmente quando se trata de assuntos relacionados à política e à economia.

Jornais televisionados, jornais escritos e revistas são os principais meios que tendem a oferecer informações manipuladas e alienantes. Por outro lado, a internet permitiu que as informações pudessem ser compartilhadas e pesquisadas de maneira mais simples.

A diversidade e a quantidade de informações são numerosas, facilitando o acesso por diferentes fontes e opiniões.

Dessa forma, é possível relacionar os meios de comunicação com a Alegoria da Caverna. Os jornais televisionados, jornais escritos e revistas podem ser comparados com a sombra, pois trazem a ideia de precariedade e manipulação uma vez que oferecem uma realidade moldada e restrita, onde, por consequência, o público alvo se torna alienado.

Antitético a isso, a internet pode ser com parada com a luz, uma realidade ampla e verdadeira. Ela, além de oferecer muitas informações sobre qualquer assunto, proporciona uma visão mais ampla e a liberdade de escolher qual informação melhor lhe convém. Isso seria se libertar da alienação e enxergar uma realidade diferente daquela oferecida pelos outros meios de comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com