TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angustia em Sartre

Por:   •  16/9/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 7

   Angustia em Sartre

IFBA, INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

CURSO: ELETROTÉCNICA

DISCIPLINA: FILOSOFIA

PROFESSORA: ALETUZA LEITE

GRUPO: VANESSA LEITE, AMANDA MOURA, ELISSON NADSON E LUIZ FILIPE

“Angustia em Sartre”

    Para compreendermos a angustia em si, precisamos conhecer o significado real dessa palavra: a angustia é a sensação psicológica que se caracteriza pelo sufocamento, pelo peito apertado, ansiedade insegurança, desamparo, ou desespero. Já a parti desse conceito podemos dizer que em Sartre a angustia é algo com um sentimento de desespero e inquietação pelas decisões tomadas pela livre consciência do homem.

Por base em uns dos trechos do texto estudado “Existencialismo é um humanismo” podemos citar: “A angustia só é constante no sentido em que minha escolha original é uma escolha constante. De fato, em minha opinião, a angustia é a ausência total de justificativa e simultaneamente, a responsabilidade perante todos.”

      Quando o texto traz a questão de que a angustia seria a insegurança, desespero por não ter escolha fundamentada, posamos dizer este sentimento que questiona o homem em seus pensamentos deve ser sem bases, sendo assim escolho isso mas não tenho como basear esta escolha, mesmo que esta justificativa depende dessa responsabilidade.

      E voltando ao texto de Sartre, ele nos dá o exemplo da angustia: que kierkegaard chamava de angustia de Abraão que diz: a historia fala que um anjo lhes ordenou que ele devesse sacrificar seu filho primogênito para demonstra sua fé a um Deus. Mas então perguntamos quem garantir que esta questão de Abraão, teve mesmo que parar e se questiona, a si mesmo, se era realmente um anjo e que verdadeiramente ele lhes pediu seu filho em sacrifício? Que provas de realidade teria Abraão a certeza daquilo? Aqui posamos ver que a angustia surgir na sensação de que suas escolhas estão em questão, ou seja, se ele em si mesmo as critica-se.  A sociedade impõe ao homem que regre suas ações, eles querem que o homem haja de determinada maneira, que engaje decisões definitivas, mas no final ele próprio é que ter o livre direito a escolhe suas direções.  

   Com no texto de Sartre temos outro exemplo de um chefe militar que assume a responsabilidade de enviar certo número de soldados à morte. Ele recebeu ordens, mas na hora de todos os pensamentos de culpa que ele tem que passa é responsabilidade ele. Tipo assim “será correto manda meus homens todos para a morte? eles são humanos.” Então a partir dai há ordem do chefe militar ter que fazer uma interpretação de qual fim resultará sues mandatos. Isso gera nele mesmo a angustia de se responsabilizar por suas escolhas que também vai afeta a vidas de um mundo, ou seja, as decisões estão em suas mãos, o porquê tomar estas direções e não outra distinta.

     Então entendi se que a angustia também constituir o homem em sua natural liberdade de escolha. Se o homem não se fazer as perguntas ou inquietações como que eles estiverem errados, como ele teria certeza de suas possíveis verdades? E si mesmo assim eles não os indagarem em si mesmo, eles estarão nesse caso mascarando a angustia. E dando lugar para a má-fé.

   Angustia é um sentimento que antecede as escolhas, pois ela vai ser realizada ou demostradas nas suas ações, pois vários caminhos são prováveis para dada atitude sua. Mas a depender exclusivamente de você decidir o caminho certo e depois arcar com as consequências de tais decisões. Angustia que o existencialismo descreve se explica através de uma responsabilidade e de uma liberdade que dar direito ao home a por meio da escolha expressão suas atitudes, mesmo que para si escolhe precisa se passa pela angustia da indeterminação dos seus reais atos.

    Quando entendermos angustia com sendo ausência total falta de justificativa diz que seus desesperos são uma forma de demostra a incerteza entre dois ou, mas escolhas. A exemplo a pessoa matar outra em uma situação momentânea, os tais atos dizem que matou sem motivo, e o homem não fizer uma explicação do que ele fez, isso sendo interpretação do porquê do que fez, termos como isso uma forma de mascara a angustia. Mas em si a angustia são a falta de esclarecimentos entre suas escolhas e ações.

  Já com base no comentador José Lima Junior, a angustia que o homem teria é a consciência de que ser livre é o meio que permite a duvida entre as decisões, ou seja, a angustia é o modo de liberdade com consciência, esta aqui no conceito de liberdade a questão em si de angustia em si mesmo (o homem).  O trecho do comentador esclareci que:                                                                                         “angústia que o homem teria consciência de que é livre, ou “[...] se se prefere, a angústia é o modo de ser da liberdade como consciência de ser; é na angústia que a liberdade está em seu ser colocando-se a si mesma em questão”

Nessa condição de angustia e sentimento o Comentador José nos explica como a angustia é uma incerteza de saber o porquê queremos tomar tais decisões e não outra. E esse não entendimento de o porquê termos tais escolha se caracteriza de angustia para Sartre. Portanto seria a angustia de si mesmo questionar o seu próprio ser sobre as escolhas feitas por si mesmo.

As noções de angustia que o José explica em Sartre, é que ate determinadas escolhas depende das resoluções, pois a nossa consciência muitas vezes nos diz que estamos corretos em agirmos assim mas e quando perguntamos o medo nos conduz a angustia. Trago aqui um trecho que cita bem a questão de medo e decisões. Vamos ler

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (124.2 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com