TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO O MÉTODO BIOGRÁFICO DE SARTRE - Alterado

Artigo: RESUMO O MÉTODO BIOGRÁFICO DE SARTRE - Alterado. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  779 Palavras (4 Páginas)  •  1.638 Visualizações

Página 1 de 4

O MÉTODO BIOGRÁFICO EM SARTRE: CONTRIBUIÇÕES DO EXISTENCIALISMO PARA A PSICOLOGIA

Segundo o texto Jean Paul Sartre, constituiu um novo método para a psicologia através de suas biografias, ou seja, analisar um indivíduo, narrando suas próprias experiências. Sartre propõe que para que se entenda e compreenda o indivíduo é necessário que ele exponha o seu interior numa forma cotidiana através de suas ações e ambiente onde está inserido, numa estrutura determinante ou regra obrigatória que o ser participa, ou seja, seguir a cultura, tempo, país, entre outros determinantes. Deixa claro que não existe acaso, ou seja, todos devem passar por ações de modificações, independente de boa ou ruim.

Para Sartre o homem é o sujeito de sua própria história mesmo não se conhecendo em sua própria ação, o processo de ultrapassar o que lhe é dado e o fato de sempre caminhar para o futuro denomina o projeto de ser, colocando assim as condições sociais, materiais e históricas deixando o subjetivo aparecer quando necessário para o processo objetivo caracterizando a passagem social, enquanto a material só aparece a partir do momento em que é vivido no intimo de uma determinada situação já a história é a parte principal dos primeiros momentos de vida que a cada passo movido para o futuro se constitui um ser, estabelecendo relações, racionalidade, postura e ações, se identificando de diferentes formas na vida do ser e passando por varias vezes em sua própria vida como um espiral, transitando com outros sentidos.

Para Sartre o homem deve ser analisado em sua totalidade, ou seja, tudo o que o individuo é, onde está e como está. O homem é analisado em sua concretude através do progressivo-regressivo, para compreender a dimensão histórica e psicológica da vida de um indivíduo para poder ajudá-lo a progredir em algum ponto que foi perdido.

A consciência é exclusivamente humana o que lhe permite, questionar, negar, imaginar, mentir e fazer escolhas e traçar projetos distinguir o que é do que não é, não nos limitando em estar no mundo.

Há escolhas e opções mediante certas ações, ter projetos significa uma situação presente, algo que existe, somos capazes, sendo motivados pelo que ainda não é, alguma coisa que desejamos que se realizasse, os acontecimentos passados e presentes não podem determinar o que não é.

O ser humano afirma a liberdade não é pré-fixada, o homem existe antes de qualquer coisa, antes de definir e de formar a sua essência.

Segundo Schneider (2006) Sartre demonstra como trabalhar com o fenômeno psicológico em seus diferentes elementos e níveis social, cultural e psicológico, tratando o indivíduo concreto carne/osso e seus conflitos, deixando as claras as suas raízes e problemas psicológicos fazendo assim o resgate do ser.

Sartre faz de sua biografia um ato de que o ser e o mundo são um só, que o indivíduo vive das próprias escolhas indiferente de onde e quando esteja inserido, e que o homem se constrói por meios de oposições e contradições, tornando sólida esta metodologia para a psicologia através destes fenômenos e implantado através de suas biografias.

Para Sartre não podemos vendar os acontecimentos da vida, sejam eles bons ou ruins, pois a realidade é algo que sempre faz parte da vida, por isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com