TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Anhembi

Trabalho Universitário: Anhembi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  574 Visualizações

Página 1 de 3

Um pesquisador preocupado com a evasão (alunos que abandonam a Universidade) decidiu então fazer uma investigação para verificar a ocorrência de evasão e as causas que levaram seus alunos a se evadirem dos cursos de graduação.

Assim, ao definir sua pesquisa escreveu:

Temos que considerar, para o trabalho na Universidade, que a evasão é um processo que frustra o seu objetivo maior, que traz como decorrência o acréscimo de custo, e que constitui em um dos indicadores sobre a qualidade do ensino ministrado.

É necessário que a Universidade, como sistema dinâmico que é, adote a prática de uma permanente reavaliação das razões que motivam a evasão, objetivando reduzir o número daqueles que abandonam o ensino universitário.

Assim, o presente trabalho apresenta uma pesquisa institucional no âmbito da Universidade que contribuirá para o processo de análise e reflexão sobre o funcionamento da Universidade proporcionando subsídios para planejamentos e para que decisões consistentes sejam tomadas na direção da melhoria da qualidade de seu ensino.

Pode-se afirmar que o texto destacado acima contém:

a.

As justificativas da pesquisa

b.

Os objetivos da pesquisa

c.

O problema da pesquisa

d.

As hipóteses da pesquisa

e.

A população a ser investigada na pesquisa

0,2 pontos

PERGUNTA 2

O Instituto Akatu e a Indicator Opinião Pública desenvolveu uma pesquisa sobre OS JOVENS E O CONSUMO SUSTENTÁVEL* que definiu da seguinte forma:

“A pesquisa visa traçar um primeiro esboço das percepções dos jovens sobre o consumo sustentável. Aspectos como as implicações e o impacto sócio-ambiental que suas ações provocam em sua vida e no mundo, e os grandes desafios para a humanidade nos próximos anos, são pontos da investigação inicial proposta nesse estudo. Critérios de escolha para a compra de produtos, fatores motivadores e decisórios, assim como a influência da propaganda, também são objeto desse primeiro levantamento.”

*INSTITUTO AKATU. Os jovens e o consumo sustentável. Disponível em: http://www.akatu.org.br/akatu_acao/publicacoes/perfil-do-consumidor Acesso em: 27/07/09.

Pode-se afirmar que o texto acima contém:

a.

As justificativas da pesquisa

b.

O problema da pesquisa

c.

Os objetivos da pesquisa

d.

A metodologia da pesquisa

e.

A definição da população da pesquisa

0,2 pontos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com