TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antropocentrismo x Biocentrismo

Por:   •  4/9/2017  •  Resenha  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 3

Antropocentrismo x Biocentrismo

O antropocentrismo é a linha de pensamento que coloca o homem como "centro do universo". Corrente muito popular no mundo ocidental, que tem sua visão própria da natureza. Para os antropocêntricos o homem é o gestor do mundo, ou seja, as decisões do que acontecem ou quando acontecem, por exemplo, é um direito dele, determinar como e quando a natureza deve ser usada. Com essa ideia, a natureza é um bem que pode ser explorado sem limites, já que os homens são superiores a tudo que existe. Construindo assim, uma relação não harmônica entre homens e natureza. Com os primeiros movimentos prol da natureza, a existência de pensamentos antropocêntricos se tornou questionável para alguns. Ambientalistas se posicionam contra a corrente ou idealizam que a mesma seja repensada.

O biocentrismo como uma corrente ligada ao ambientalismo, é transmitido o pensamento de que todos os seres da natureza possuem a mesma importância e devem ser preservados. Essa corrente foi moldada recentemente e seria uma resposta necessária, ou mesmo uma remediação e solução, para os problemas causados anteriormente. A ideologia resiste contra ao diferente tratamento fornecido aos seres humanos em relação aos animais e as plantas. Difundindo vertentes ambientalistas e se posicionando contra o antropocentrismo, em sua maioria.

A necessidade de colocar a vida em uma amplitude maior que só a do homem no centro das nossas ações é confirmada por Capra em 1984, onde temos uma análise de algumas ações, como: uso de energias fósseis, nucleares e consumismo vem destruindo a natureza e atingindo diretamente a vida do homem. “Essa contínua poluição do ar não só afeta os seres humanos, como também atinge os sistemas ecológicos”.

A visão que o homem deve existir em uma convivência e consciência com a natureza é trabalhada mais recentemente, depois de anos e anos e supremacia do homem por aquilo que nos cerca. Essa convivência de exploração do meio ambiente é questionada quando os impactos causados pelo homem para extrair tudo aquilo que poderia do meio começa a prejudicar diretamente a sua existência, só nesse momento o homem começa a pensar dividir o seu lugar do centro da terra com os outros seres vivos, entendendo a importância de uma confraternização harmônica com a natureza.

A questão que a “vida”, como um todo, deve estar no cento do universo também é questionada quando começamos a pensar em alguns outros aspectos que não há necessariamente uma vida, mas deveria ter tal importância como um todo. Assim entramos com os questionamentos da importância dos mares, montanhas, etc , que não tem uma “vida” em si mas tem todo os direitos e importância na vida de todos no planeta.

Portanto pode-se concluir que o embate entre antropocentrismo e biocentrismo é o nascer de uma mudança de paradigma e que deve ser

Referências Bibliográficas

CAPRA, F. A. O ponto de mutação. São Paulo, Bantam Books, 1984.

STROPPA, T.; VIOTTO, T. B. Antropocentrismo x Biocentrismo: Um embate importante. In: Revista Brasileira de Direito Animal. Bauru: Centro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com