TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Antropocentrismo

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  618 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

Apresentação

O tema do projeto, “A descoberta do ser humano como o centro do Universo (Antropocentrismo)”, tem como origem o Antropocentrismo que surgiu no continente europeu no final da Idade Média, e que considerava o homem como o centro do Universo. Este movimento sugere que um homem deveria ser o centro das ações, da expressão cultural, histórica e filosófica.

Objetivo

O importante do projeto dentro da instituição escolar é a interdisciplinaridade do tema, abordando conteúdos que trazem para a sala de aula a importância do homem em sua plenitude racional, capaz de desenvolver correntes epistemológicas que nos últimos 600 anos vêm contribuindo com a capacidade intelectual e cognitiva do ser humano. Disciplinas afins na área de humanas poderão trabalhar em apoio ao projeto central, como Geografia, Artes e Ética; porém, as demais disciplinas terão instrumentos para trabalhar com o tema.

Nas disciplinas de exatas, os alunos terão noção da ideia de perspectiva, volume e movimento; em códigos e linguagens, entenderão a importância da hermenêutica interpretativa nas diversas literaturas.

Objetivos específicos

- Possibilitar aos discentes a curiosidade em relação à todas as invenções dos últimos 6 séculos e que trouxeram a eles, atualmente, a visão da evolução tecnológica;

- Resgatar a cultura clássica greco-romana tão valorizada pelo Antropocentrismo dos séculos XV a XVII;

- Proporcionar aos alunos atividades teóricas (debates e palestras) e práticas (oficinas e mostras) de maneira a envolvê-los no projeto;

- Mostrar através do empirismo a importância do homem como o centro do Cosmos.

Justificativa

A motivação para a realização do trabalho reside no fato de que as atividades estimuladoras, tratando de temas prazerosos, com conteúdo interdisciplinar, envolve tanto alunos quanto professores de forma positiva, com a possibilidade de produção de trabalhos enriquecedores.

O tema apresentado tem origem na Europa, e de forma contemporânea, será apresentado como projeto pedagógico “Luz, Vida, Energia, Essência e Arte”, abordado por essa unidade escolar.

Desenvolvimento

As atividades se iniciarão com a apresentação do tema “Antropocentrismo” pela turma 11721, sob forma de pesquisa, trabalhos em grupos e na confecção de materiais referentes ao tema.

Os alunos, através de uma investigação científica, observarão o estudo da mecânica, das estruturas do corpo humano e dos astros celestes, buscando a reprodução do que se via e as explicações racionais para os fenômenos observados. Esse novo olhar que será construído em sala de aula será pautado por grandes sábios da Renascença, como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei, Jordano Bruno e Frances Bacon.

A defesa de uma mecânica celeste independente de Deus foi comprovada com a teoria Heliocêntrica (o Sol é o centro do Universo), e a mesma será amplamente trabalhada em sala de aula. E por último, será explorado a invenção da imprensa na primeira metade do século XV, como forma de disseminar e ampliar os horizontes científicos do homem racional do período em tela.

Mencionaremos agora o que cada disciplina apresentará dentro do tema proposto:

- Geografia: demonstrar a importância do continente europeu como o centro das inovações racionais da época;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (65.9 Kb)   docx (347.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com