TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTROPOCENTRISMO; DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXPLORAÇÃO ANIMAL

Por:   •  1/3/2019  •  Seminário  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 9

UNIVERSIDADE CEUMA / CAMPUS IMPERATRIZ-MA

ANNA KARLA SAMPAIO E KELLYVAN DIAS

ANTROPOCENTRISMO; DEGRADAÇÃO AMBIENTAL E EXPLORAÇÃO ANIMAL.

IMPERATRIZ-MA

2018

UNIVERSIDADE CEUMA

DISCENTES: ANNA KARLA SAMPAIO E KELLYVAN DIAS

DOCENTE: PROFª RUTIELE SARAIVA

IMPERATRIZ-MA, 27 DE NOVEMBRO DE 2018

ANTROPOCENTRISMO; EXPLORAÇÃO VEGETAL E EXPLORAÇÃO ANIMAL.

      Resumo solicitado pela professora Rutile Saraiva, na disciplina de Sociologia e Antropologia com fins avaliativos referentes ao 2º Bimestre.

IMPERATRIZ-MA

2018

Antropocentrismo

É uma concepção que considera que a humanidade deve permanecer no centro do entendimento dos humanos, isto é, o universo deve ser avaliado de acordo com a sua relação com o ser humano, sendo que as demais espécies, bem como tudo mais, existem para servi-los. O antropocentrismo coloca o ser humano no centro do universo, postulando que tudo o que existe foi concebido e desenvolvido para a satisfação humana.

Esse pensamento vigorou durante o período da Idade Média, e torna-se oposto à doutrina posterior, o antropocentrismo bem como ao humanismo renascentista, cujo foco está sobre o homem como o centro mundo.

Sob o ponto de vista do antropocentrismo, considerado uma "ciência do homem", os seres humanos são responsáveis por todas as suas ações, sejam elas culturais, sociais, filosóficas ou históricas, por exemplo.

 O antropocentrismo encontra-se mesmo nas doutrinas orientais, como o Budismo  ou o Hinduísmo, que muito embora façam do homem apenas um ser entre todos os outros, tão imortal como eles, porque em todos os seres existe o principio divino e imortal que vai reencarnando para um aperfeiçoamento gradual, reconhece que esse aperfeiçoamento culmina no homem, pois é o único ser que pode liberta-se da cadeia da reencarnação. Por esta razão se considera aí o Homem superior mesmo às divindades ou anjos, que só se podem libertar da corrente do tempo se encarnar na forma de homem.

Degradação ambiental

 É qualquer processo que diminua a capacidade de  determinado ecossistema em sustentar a vida. Esse processo está ligado a alterações biofísicas que afetam o equilíbrio ambiental, modificando a fauna e flora natural, eventualmente causando perdas da biodiversidade.

A degradação ambiental é uma das principais preocupações do novo século, pois a destruição do meio ambiente resulta em vários problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais entre outros fenômenos. Porém, mesmo com essa gravidade a degradação ambiental ainda não é totalmente compreendida e difundida.

Tipos de degradação ambiental:

  • Poluição
  • Desmatamento
  • Salinização
  • Queimadas
  • Efeito estufa
  • Aquecimento Global

Assim, diante de um verdadeiro mar de afirmações e contestações, é possível sintetizar três posições principais, a saber:

Proposição 01: O Aquecimento Global existe e é culpa do homem;

Proposição 02: O Aquecimento Global existe, mas é um evento natural;

Proposição 03: O Aquecimento Global não existe.

A primeira linha de argumentação citada é a predominante no meio científico, sendo amplamente manifestada pelos meios de comunicação, afirmando que o homem, desde a I Revolução Industrial, vem interferindo diretamente sobre o clima. A linha de argumentação baseia-se na elevação das temperaturas em função da emissão dos chamados gases-estufa, como o CO2 (gás carbônico) e o CFC (clorofluorcarboneto). Entre os mais conhecidos defensores dessa tese, está o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que organizou um documentário chamado Uma Verdade Inconveniente.

Em oposição a essa tendência, alguns cientistas até admitem a existência do Aquecimento Global, mas defendem que esse processo é natural, pois o principal fator que influencia o clima da Terra seria o Sol, e não os gases atmosféricos. Dessa forma, com o aumento das atividades solares, a tendência seria o aquecimento médio das temperaturas no planeta. Entre os principais defensores, cita-se o nome de Timothy Ball, PhD pela Universidade de Londres.

Em uma terceira via, mais “radical”, há um grupo que afirma que o Aquecimento Global simplesmente não existe, de que se trata de uma teoria que jamais foi provada. Para eles, esse “alarmismo” seria uma estratégia dos países desenvolvidos para evitar o aumento do consumo e do padrão de vida do mundo subdesenvolvido, envolvendo também outras questões políticas e que não possuem uma real validade científica.

Há, inclusive, a afirmação de que a Terra possa se resfriar nos próximos anos. Isso porque a atividade solar é cíclica, sendo assim, durante o período em que ela é mais intensa, as temperaturas aumentam e, quando a atividade solar diminui, as temperaturas abaixam o que deve ocorrer nos próximos 20 ou 30 anos. As temperaturas só se elevariam em locais específicos, como os centros urbanos, em função das ilhas de calor.

Exploração Animal

Por “exploração animal” entendem-se as atividades humanas que fazem uso de animais, como a pecuária, a pesca, a apicultura, a experimentação animal (vulgarmente conhecida como vivissecção), a vestimenta, a caça, os zoológicos, o uso de animais em entretenimento, para tração e transporte, e outras formas possíveis de uso de animais que não estejam incluídas nessas categorias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (164.9 Kb)   docx (15.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com