TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristoteles

Pesquisas Acadêmicas: Aristoteles. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/7/2014  •  929 Palavras (4 Páginas)  •  5.571 Visualizações

Página 1 de 4

8. Quais as principais características da metafisica contemporânea? Investiga os diferentes modos como osentes ou seres existem; Investiga a essência ou o sentido e a estrutura desses entes ou seres; Investiga a relação necessária entre a existência e a essência dos entes e o modo como aparecem para nossa consciência; Alguns consideram que a metafísica contemporânea deveria ser chamada de descritiva, pois, em vez de oferecer uma explicação casual da realidade, é uma descrição das estruturas do mundo e do nosso pensamento.

9. Qual era a pergunta filosófica feita até o século XVII? Qual era o significado dessa pergunta? “O que é a realidade que nosso pensamento conhece?” Indagava o que era essa realidade que nossa razão pode conhecer. Tinha como pressuposto a existência da realidade exterior ao pensamento.

10. Que significa dizer que a filosofia nasce como cosmologia? O que era a cosmologia? Pois levaram os primeiros filósofos a buscar uma explicação racional para a origem de um mundo ordenado, o cosmo. A busca do princípio que causa e ordena tudo quanto existe na natureza. O começo do universo.

11. Qual a origem do emprego da palavra metafísica? Com que sentido foi empregada? Foi usada pela primeira vez por Andrônico de Rodes, por volta de 50 a.C., quando recolheu e classificou as obras de Aristóteles; Tà “aqueles” ; meta “após, depois”; tà physica “aqueles da física”. Assim, a expressão tà meta tà physica significa literalmente “aqueles [que estão [catalogados] após os [escritos] da física”. Desse modo, o que Aristóteles chamou de Filosofia Primeira passou a ser designado como Metafísica.

12. Que significa a palavra ontologia? Significa “estudo ou conhecimento do Ser, dos entes ou das coisas tais como são em si mesmas”.

13. Relacione a definição que Aristóteles dá da Filosofia Primeira com o uso que posteriormente foi feito da palavra ontologia. Pois ambas estudavam “o Ser enquanto Ser”. Portanto, a Filosofia Primeira deveria ser designada como ontologia e não como metafísica.

14. Explique o que significa afirmar que a metafísica ou ontologia estuda “o Ser enquanto Ser”. Por que elas estudam o conhecimento da essência das coisas ou do Ser real e verdadeiro das coisas, daquilo que elas são em si mesmas, apesar das aparências que possam ter e das mudanças que possam sofrer.

15. Por que a palavra metafísica ficou consagrada para designar a Filosofia Primeira ou ontologia? Por que significa “o estudo de alguma coisa esta acima e além das coisas físicas ou naturais e que é a condição da existência e do conhecimento delas”. E também, Metafísica, nesse caso, quer dizer: “aquilo que é condição e fundamento de tudo o que existe e de tudo o que puder ser conhecido”.

16. Resuma os principais traços do pensamento de Parmênides tomando como referência a oposição entre realidade eescritos] aparência. O Ser é, diz Parmênides. Com isso, pretendeu dizer que o Ser é sempre idêntico a si mesmo, imutável, eterno, imperecível, invisível aos nossos sentidos e visível apenas para o pensamento. Foi Parmênides o primeiro a dizer que a aparência sensível das coisas da natureza não possui realidade, não existe real e verdadeiramente, não é. A filosofia é chamada por Parmênides de “a Via da Verdade”, que nega realidade e conhecimento à “Via de Opinião”, pois esta de ocupa com as aparências,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com