TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aristoteles

Resenha: Aristoteles. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  Resenha  •  245 Palavras (1 Páginas)  •  197 Visualizações

Ética em Aristóteles pode ser definida como uma busca da felicidade dentro do âmbito do ser humano se este homem se esforçar a atingir sua excelência, isto é, se tornar uma pessoa virtuosa. Nestas seis questões a seguir irei abordar justamente temas relacionados a esta ética aristotélica a qual tem como base esta visão que mencionei no primeiro parágrafo, fazer uma básica comparação com a ética em Platão e diante isso acrescentar na conclusão o que isso pode ser acrescentado nos dias de hoje. São apenas reflexões ainda sem muita profundidade, baseadas em um capítulo de um livro e mais a leitura que fiz de um outro livro a qual fiz durante os estudos de metafísica no ano passado, porém mesmo assim Aristóteles merecia um aprofundamento muito mais ético que este.

Segundo o texto de Danilo Marcondes nos diálogos de Platão as questões filosóficas estão todas bem concatenadas que de uma discussão sobre a verdade passa para uma discussão sobre o conhecimento e depois para outras de natureza ética quando em Aristóteles sua filosofia é mais sistematizada, pois ele divide a natureza humana em três áreas: o saber teórico, o saber prático e o saber criativo.

Outra diferença consiste na maneira como a ética nos foi apresentada, ou seja, Platão nos apresenta tudo em forma de diálogos, já Aristóteles que também possa ter escrito diálogos o que realmente ficou, sobreviveu no tempo foram as notas de aula o que nos mostra um estilo mais árido.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com