TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Ambiguidades do Liberalismo

Por:   •  24/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  483 Visualizações

Página 1 de 3

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA – UFF

POLO : PARACAMBI

ALUNA: RENATA TARDIM PASSOS XIMENES

MATRÍCULA: 18113110190

Filosofia e ética - Atividade aula 8 - Capítulo 26 de “Filosofando”, págs. 259 a 271.

1) Quais as ambiguidades do liberalismo?

O liberalismo tem suas ambiguidades quando trata da liberdade e igualdade para todos. Neste sistema econômico a problemática aparece quando a ideia é igualdade para todos, mas a garantia de direitos não chega a todos, ou seja, todos têm direitos iguais segundo a Constituição, mas nem todos tem acesso a eles.  

Embora, o liberalismo aspirasse um governo constitucional e liberdade civil e religiosa, esse movimento liberal clássico permaneceu elitista, uma vez que a participação política era apenas aos homens de posse, além disso o liberalismo se contrapõe, pois, esses direitos não eram garantidos por exemplo as mulheres, não podendo ser considerado democrático e sendo obrigado a mudar, depois de críticas feitas pelos teóricos socialistas.

2) Quais as principais críticas que os filósofos de Frankfurt fizeram ao marxismo?

Os Frankfurtianos elaboraram a teoria crítica da sociedade, que se contrapõe ao que se chama teoria tradicional (teoria Marxista).  Assim, os intelectuais de Frankfurt conduziram suas obras a uma esfera crítica e reflexiva quanto ao marxismo, abordando categorias e conceitos que dizem sobre as consequências e rumos da prática marxista.

Com o propósito de preencher as falhas do marxismo tradicional, eles solicitaram extrair de outras escolas de pensamento, para isso usaram conhecimentos da sociologia, psicanálise, filosofia existencialista e outras disciplinas. Seu foco no componente "crítico" da teoria foi derivada da sua tentativa de superar os limites do positivismo, materialismo e determinismo retornando à filosofia crítica de Kant e aos seus sucessores no idealismo alemão, principalmente a filosofia de Hegel.

A Escola de Frankfurt, que foi dedicada ao estudo dos problemas tradicionais do movimento operário, unida ao trabalho empírico e análise teórica. Em virtude da perda de sua tradição intelectual, o marxismo para os frankfurtianos era alvo de um movimento autorreflexivo. Os teóricos de Frankfurt tinham como proposta buscar inspiração no marxismo para uma análise da sociedade contemporânea. Para eles, a razão que desponta com a valorização da ciência cada vez mais evidente, trata-se de uma razão instrumental. Logo, a ciência não seria imparcial, mas controlaria o exterior e o interior do homem.

  1. O que se pode aproveitar hoje e o se pode criticar tanto no modelo liberal quanto no modelo socialista?

Analisando os dois modelos político-econômicos, socialismo e o liberalismo, podemos destacar os pontos que se pode aproveitar e os pontos de crítica. No primeiro modelo pode-se destacar como importante a ideia de igualdade, já no segundo a ideia de liberdade, o conceito de liberdade traz consigo também responsabilidades ao indivíduo, para as suas escolhas, por isso este deve ser guiado pela justiça e pela razão. Uma vez que as duas ideias se convergem na perspectiva da democracia social, este modelo aceita o capitalismo com concepção de mercado, mas ao mesmo tempo promove justiça social através de ações do Estado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (51 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com