TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Mudanças Históricas

Por:   •  18/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade no Portfólio

Até o presente momento estudamos as mudanças históricas e sociais referentes aos conceitos de saúde e doença e como filósofos refletiram sobre o corpo e o adoecimento do mesmo. Vimos que saúde, doença e corpo não tem uma definição ancorada unicamente no primado biológico, constituiu-se de uma visão biopsicossocial fruto de inúmeras discussões.

Baseado na leitura dos textos indicados, elabore um texto de uma página discutindo o conceito sociológico de saúde e mostrando que de forma esse conceito pode tornar a prática do profissional da saúde mais humana, preservando a dignidade e a autonomia do paciente.

Lembre-se de dar um exemplo prático, conforme sua área de estudos.

O cuidado com corpo e a saúde é um tema muito abordado nas redes de televisões, revistas, jornais, e vem se tornando um valor social muito estimado na atualidade. Em termos gerais, parte do princípio de que o social não se resume de indivíduos que deliberadamente constroem determinada ordem social. Ao contrário, considera a sociedade como uma dimensão própria dotada de regras, valores e constituída a partir das escolhas diferentes no acesso a bens materiais e culturais.

De acordo com Anthony Giddens: “indivíduos de altas posições socioeconômicas são, em média, mais saudáveis, altos e fortes, e vivem mais tempo do que os de baixa escala social”. Com base nessa ideia, notamos que há um elemento eminentemente social – para além do alcance dos indivíduos – que define o acesso às melhores condições de saúde para aqueles alocados nas classes privilegiadas da sociedade. Giddens (2005) ainda ressalta como em sociedades capitalistas se constata a lei de “inversão de assistência à saúde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (27.1 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com