TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Científicas a luz do processo de Conjecturas e Refutações de Thomas Kuhn.

Por:   •  11/7/2023  •  Trabalho acadêmico  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  42 Visualizações

Página 1 de 2

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí[pic 1]

Campus Piripiri

Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Disciplina: Epistemologia

Profa. Marcia Marques Damasceno

Teorias científicas a luz do processo de Conjecturas e Refutações de Thomas Kuhn.

João Marcos Mesquita Viana

NOVEMBRO DE 2022

Piripiri - pi

TEORIA DE THOMAS KUHN

A teoria de Thomas Kuhn é vista em sua obra A Estrutura das Revoluções Científicas, onde a ciência é posta entre paradigmas e revoluções. Dessa forma, as revoluções científicas são sistematizadas da seguinte forma.

[pic 2]

As conjecturas e paradigmas são os conhecimentos e fundamentos aceitos pela comunidade na época; as anomalias são fenômenos que contradizem e refutam os paradigmas existentes; a crise epistemológica é o momento de transição para um novo paradigma; e a nova ciência é a adoção do novo paradigma que explicou as anomalias anteriores. Vale ressaltar que esse é um processo cíclico, ou seja, da nova ciência pode-se encontrar outras anomalias, trazendo uma nova crise, dando continuidade ao processo de revolução científica.

TEORIA DE ISAAC NEWTON

Uma das teorias físicas mais importantes e que rompeu paradigmas foi a Teoria da Gravitação Universal proposta do Isaac Newton. Com ela fenômenos celestes e terrestres puderam ser explicados a partir de uma única ciência, rompendo a ideia de uma Terra imperfeita cercada por uma abobada celeste perfeita, modelo aceito pela maioria na época.

A revolução científica causada pela teoria de Newton pode ser descrita de acordo com processo de conjecturas e refutações de Thomas Kuhn, conforme abaixo.[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

Os processos das revoluções científicas destacados por Thomas Kuhn estão bem exemplificados na Teoria da Gravitação Universal de Isaac Newton, onde foram rompidos paradigmas antigos e refutadas conjecturas aceitas pela comunidade durante centenas de anos, revolucionando dos campos da física, astronomia e matemática.

REFERÊNCIAS

BARTELMEBS, R. C. Resenhando as estruturas das revoluções científicas de Thomas Kuhn. Revista Ensaio, v.14, n.03, p.351-358, set-dez. 2012.

CIÊNCIA TODO DIA. A História completa da gravitação universal | episódio 9. YouTube, 7 de julho de 2020. Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=4OLOOs-uMhM >. Acesso em: 01 de julho 2022.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (306.3 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com