TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As formas de Governo

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.034 Palavras (5 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 5

Formas de Governo

                     As formas de governo são formas de vida do estado revelam o caráter coletivo da sociedade intelectual, econômica e política, há autores estrangeiros que discordam de algumas formas de governo e formas de estado. Os alemães denominam forma de estado aquilo que os franceses conhecem como forma de governo. Como forma de estado, tem-se a unidades dos ordenamentos estatais, como forma de governo, tem-se a organização e o funcionamento do poder estatal.

                   Nas classificações mais antigas e tradicionais são três: a monarquia, a aristocracia e a democracia. O primeiro critério tem o prestigio do nome de Aristóteles na forma de governo, os outros dois são mais recentes e demonstram a compreensão contemporânea do processo do governo. Para Aristóteles existem três formas de governo: monarquia, que é o governo de um só, onde o governante governa até a morte ou não querer mais exercer aquele cargo, cujo caráter e valor estão na unidade, e cuja degeneração é a tirania. A aristocracia, que é o governo de poucos, ou seja, o governo dos melhores é uma classe mais elitizada, cujo caráter e valor estão na qualidade, e cuja degeneração é a oligarquia, e a democracia, que é o governo de muitos, o governo que atende a sociedade aos reclamos de conservação e observância dos princípios de liberdade, cujo caráter e valor estão na liberdade, e sua degeneração é a demagogia.

  Alguns escritores como Cícero, classificam uma quarta forma governo, que é a forma mista de governo. Segundo Cícero, o governo misto aparece, via de regra, por mera limitação ou redução dos poderes da monarquia, da aristocracia e da democracia, mediante determinadas instituições políticas.                 

               Maquiavel que tanto se imortalizou na ciência política, sua obra prima o príncipe, que afirmava que “todos os estados, todos os domínios que exerceram, ou exercem poder sobre os homens, foram ou são e republica ou principados”. Segundo Maquiavel as formas de governo em termos dualistas: a monarquia e o poder singular, a republica e poder plural.  A republica segundo Maquiavel abrange a Aristocracia e a Democracia.

             

  Segundo Montesquieu a natureza e o principio desse governo,a natureza do governo se exprime naquilo que faz com que ele seja o que é,  são formas de governo, a republica, a monarquia e o despotismo. A republica compreende a democracia e a aristocracia. A natureza de todo povo democrático consiste, na soberania residir nas mãos, do povo. Quanto a monarquia diz que sua natureza decorre de ser o governo de um só. Já o despotismo, sua natureza se resume na ignorância ou transgressão da lei o monarca reina fora da ordem jurídica, e governa com desconfiança entre os governantes e governados. Segundo Montesquieu não há governo legitimo, e sim governo que teme o povo. O despotismo não e outra coisa se não uma multidão de iguais e um chefe.

                 

            O jurista alemão Bluntschli, ,distinguiu forma fundamental de governo e forma secundaria,citando que as formas fundamentais atendia a qualidade do regente, já as formas secundarias obedeciam a participação que têm no governo os governados, considerando as formas fundamentais de governo: monarquia, aristocracia, democracia e teocracia, sendo a teocracia acrescentada por ele, que se degenera na idolocracia.

Quando se refere às formas secundarias Bluntschli, governos despóticos, semilivres, que são entendidos como Estados Democráticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com