TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas à filosofia

Ensaio: Respostas à filosofia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2013  •  Ensaio  •  852 Palavras (4 Páginas)  •  588 Visualizações

Página 1 de 4

1 - Segundo Aristóteles ciência é conhecimento pelas causas. Quais são essas causas?

R: A primeira causa é a material, aquilo de que as coisas são feitas, e a partir da qual são feitas, tal como bronze de uma estátua ou as letras de uma sílaba. Segunda causa, a forma e o padrão de uma coisa, que podem ser expressos na definição da mesma. O terceiro tipo de causa é a origem de uma mudança ou estado de repouso em qualquer coisa. O quarto tipo de causa é o fim ou objetivo, aquilo em virtude do que se faz algo, é o tipo de explicação que damos quando nos perguntam por que motivo estamos a passear e nos respondemos “para manter a boa forma.’’

2 - Quem eram os filósofos?

R: Eram os primeiros sábios, ou seja, homens de grande saber teórico e prático, as quais foram atribuídos feitos notáveis.

3 - Quais os feitos notáveis atribuídos aos filósofos?

R: Os maiores feitos notáveis dos filósofos foi o de prever eclipses o de medir a distância de navios do mar. Construção do primeiro mapa do mundo, também a introdução dos relógios solares na Grécia e a teoria evolucionista dos animais.

4 - O que os sofistas apregoavam?

R: Apregoavam o desenvolvimento da reflexão e o ensino da retórica, a principal doutrina consiste, em uma visão relativa do mundo, ao contrário de Sócrates que, sem negar a existência de coisas relativas buscava verdades universais e necessárias.

5 - Fale sobre a retórica dos sofistas.

R: A retórica dos sofistas não se propunha a levar o interlocutor a questionar-se sobre a verdade dos fatos, dos princípios éticos ou dos sentimentos, ao contrário a retórica buscava inculcar no ouvinte ideologias que fossem aproveitáveis para manipulação do povo, cobrando também por isso

6 - Quem eram os sofistas para Platão?

R: Para Platão Sofistas não eram filósofos. Os Sofistas cobravam para ensinar, Sócrates não. O Sofista “sabe tudo”, Sócrates “diz nada saber “. O Sofista faz retórica, Sócrates faz dialética. Sofista lutava para ganhar a disputa verbal, Sócrates lutava para purificar a alma de sua ignorância.

7 - Fale sobre Sócrates.

Sócrates nasceu em Atenas, provavelmente no ano de 470 a.C., e tornou-se um dos principais pensadores da Grécia Antiga. Filho de Sofrônico, escultor, e de Fenáreta, parteira, tentou seguir a mesma profissão de seu pai enquanto jovem. Aprendeu música e literatura, mas dedicou-se inteiramente à meditação e ao ensino filosófico, sem recompensa alguma. Não se sabe ao certo quem foram seus professores de filosofia. Quanto à política, foi ele valoroso soldado e rígido magistrado. Mas, em geral, conservou-se afastado da vida pública e da política contemporânea, que contrastavam com o seu temperamento crítico e com o seu reto juízo. Julgava que devia servir a pátria conforme suas atitudes, vivendo justamente e formando cidadãos sábios, honestos, temperados - diversamente dos sofistas, que agiam para o próprio proveito e formavam grandes egoístas, capazes unicamente de se acometerem uns contra os outros e escravizar o próximo.

8 - Fale sobre Platão e a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com