TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade - Aquisição de Virtudes

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  381 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

CIÊNCIAS SOCIAIS (2014.1 – UFPB)

ALUNO: ALEXANDRE DA SILVA OLIVEIRA

ATIVIDADE DE FILOSOFIA – AQUISIÇÃO DE VIRTUDES

  1. Não, não é possível adquirir virtudes apenas pelo ato de exercitá-las. Seguindo o exemplo da caridade, se eu faço algo para alguém apenas como forma de exibir minhas ações como louváveis, isto não é nem de longe uma ação social. E por mais que isso seja repetido, várias e várias vezes, no mínimo isso seria chamado de ação condicionada a interesse pessoal. O exemplo da caridade foi interessante pelo fato que nós entendemos caridade por ato intencional de ajudar o outro. Logo, sendo intencional, será algo que partirá do lado humano que liga o emocional, que envolverá sentimentos como piedade, compaixão e amor ao próximo. Ou seja, é preciso que isso parta do indivíduo de forma voluntária isenta de interesse, e vontade de fazer por querer e não por qualquer que seja o tipo de coersão.

Agora se o indivíduo tomar para si virtudes só por se comportar como portador de tais virtudes, este será um falso virtuoso, não um indivíduo de ações verdadeiras.

  1. “A virtude está realmente no meio, entre dois exageros, embora não rigorosamente simétricos, dado que a natureza, em cada caso, normalmente mais nos inclina para um dos extremos. Mas este meio não é mediocridade ou mediania; é um cume na ordem da excelência e da perfeição. A virtude está no meio: entre a cobardia e a temeridade, a coragem é a virtude, embora a temeridade seja menos criticável que a cobardia; entre a licenciosidade e a insensibilidade (nome sugerido pelo Estagirita), a virtude é a moderação (a que depois se chamará temperança); entre a prodigalidade e a avareza, a virtude está na liberalidade ou generosidade”.

  1. A contemplação e a vida de gozo e divertimento, para mim não deve ser vista de forma dissociável. Entendamos então a Contemplação: “o estado de espírito de alguém totalmente absorvido ou extasiado na busca de conhecimento de um objeto inteligente. Ex.: a contemplação da verdade”. Veja, estamos falando da busca por algo. Exemplifico a felicidade, sendo também um objeto atrativo que todos buscam incessantemente. Mas como compreendê-la apenas em estado de contemplação. É necessário praticá-la buscar formas, maneiras para tal.

É possível sim que outras vidas atinjam um nível de sucedimento satisfatório, pelo fato de compreender estes dois elementos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (64.4 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com