TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Estruturada

Ensaios: Atividade Estruturada. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/11/2014  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  812 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade Estruturada

A pesquisa deverá focalizar situações controvertidas no mundo da vida, que estejam em debate na sociedade. Por exemplo: o sistema de cotas, a crise de representatividade política, a probidade administrativa, legitimidade de uma PEC ou PL, dentre outros.

Após a escolha da situação controvertida e, depois de investigá-la nas suas particularidades, utilizando o recurso da legislação, da jurisprudência, da doutrina e de outras fontes do Direito, o aluno pesquisará se o caso fático escolhido apresenta ou não características relacionadas a uma das três teorias éticas clássicas: a ética finalista, a ética deontológica e a ética utilitarista. Para tanto, deverá investigar tais teorias e suas características fundamentais.

Sistema de Cotas

As universidades federais tem que reservar pelo menos 50% das vagas para "cotista", depois são divididas 25% entre negros, índios, etc... e 25% entre os que cursaram ensino fundamental e médio em escola pública e tem renda per capita de até 1,5 salário. Pelo o que você disse você se encaixa perfeitamente. O que o Revortado falou ta certo, mais não desanime, com cotas você tem uma chance a mais, principalmente se você optar por cursos menos cobiçados por aqueles que se preparam o ano todo e pagam diversos cursos preparatórios (medicina, direito, engenharias, etc).

Sistema de cotas, também chamada de ação afirmativa, é uma forma de reservar vagas para determinados grupos. O sistema de cotas foi criado para dar acesso a negros, índios, deficientes, estudantes de escola pública e de baixa renda em universidades, concursos públicos e mercado de trabalho. A política de cotas nas universidades é o melhor exemplo desse sistema no Brasil. As medidas de cotas raciais e cotas sociais implantadas pelo governo ajudam no acesso de certos grupos na concorrência com o resto da população. É um caminho visto por alguns como a redução da exclusão e visto por outros como uma segunda forma de discriminação.

Lei de Cotas Segundo a Lei nº 12.711/2012, alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas terão direito a ¼ , ou seja 25% das vagas em todas as universidades e institutos federais. Metade delas será reservada para estudantes com renda mensal familiar de até um salário mínimo e meio. Critérios raciais (índios, negros) também serão levados em consideração.

A discussão da implantação de cotas, raciais ou não, para garantir o acesso das populações em situação de vulnerabilidade social não se reduz apenas ao que foi exposto neste espaço. É algo que deve ser mais discutido e amadurecido dentro da sociedade brasileira. Entretanto, uma questão que nunca pode ser deixada de lado é que simplesmente forçar a entrada de jovens em cursos superiores, sejam eles públicos ou privados, não garantirá que haja uma “revolução ocial” no país. Devemos lutar por políticas públicas justas e não tendenciosas e não só cobrar das autoridades públicas, participando da fiscalização do cumprimento ou não do que for estabelecido em lei, a educação de base já é uma das prioridades das políticas públicas, pelo Artigo 212 da Constituição Federal.Porém, nem mesmo com um montante tão grande a educação de base consegue capacitar todos os estudantes da rede pública de ensino

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com