TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Sobre Chauí

Por:   •  1/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.369 Palavras (6 Páginas)  •  125 Visualizações

Página 1 de 6

Administração Pública

Universidade Federal Fluminense (UFF)

Disciplina: Filosofia e ética

Nome: Ana Cristina Alves da Silva

Polo: Três Rios - RJ

Matricula: 19213110207

1) Explique Nicolau Maquiavel e relacione suas histórias ao contexto histórico em que surgiram:

        Nicolau Maquiavel foi um fiósofo, historiador que postula suas ideias baseado nas suas experiências vividas, cria uma nova concepção de sociedade e política. Bom, no contexto histórico que serviu como base para Maquiavel, podemos destacar as seguintes vertentes de política e sociedade: os fundamentos políticos se encontravam em Deus, vontade divina, na Natureza, ordem natual e na Razão, racionalidade que governa o mundo e os homens. A política era vista como uma unidade indivisível, focada no bem comum e na justiça, o bom governo se originava no bom príncipe, virtuoso e racional. Já as idéias de Maquiavel, consideradas maquiavélicas (cruéis), partia da realidade de seu próprio tempo, onde via-se lutas européias pela centralização da monaquia, ascenção das burguesias comerciais, entre outros marcos, sua nova concepção de sociedade e política se baseiam, de que não existe o fundamento anterior guiados por Deus, Natureza e Razão, concretiza que o príncipe possui dois desejos: oprimir e comandar o desejo do povo e de não ser comandado, em oposição aos fundamentos anteriores diz que a cidade é composta por lutas que obrigam-a instituir um poder superior que ele cita como a política, divide a sociedade entre os grandes e o povo, distanciando a ideia de “boa comunidade”. Maquiavel, afirma ainda, que o príncipe não pode ser odiado, porém para proteger seu poder deve usar violência, astúcia, mentira e força quando necessário. Não aceita nenhum tipo de divisão de regime político e/ou formas corruptas e ilegítimas e regimes hereditários.  Em suma, Maquiavel, por vivenciar cenários de conflitos, ascenções e guerras, chega a conclusão de que a teoria da política e da sociedade é completamente divergente as práticas que são adotadas, a partir de sua observação dos fatos, formula seu próprio conceito de política e sociedade.

2) O que são: Estado de Natureza, Contrato Social, Estado Civil?

        Estado de Natureza, vêm para explicar as condições pré-sociais do indivíduo, o fato de viver em luta permanente contra si mesmo. Temos dois conceitos que surgem para explicar o Estado de Natureza, o de Hobbes, que explica que o homem vive isolado, escravo do medo, e seu maior medo seria a “morte violenta”, explica a força do mais forte, onde os homens inventam as armas para sua proteção e de suas propriedades, mas sempre haverá um mais forte capaz de se apoderar das terras do mais fraco, bom, resumidamente, sua teoria explica a condição natural do homem, originada do medo, fraqueza, lutas permanentes e sua disperção. Já a de Rousseau, se correlaciona com o sentido que conhecemos de “homem pré histórico”, enfatiza o isolamento em florestas, vivência com recursos ofertados pela natureza, sua comunicação da-se através de gestos, gritos, desenhos, um estado de felicidade original, bom, selvagem e inocente. Porém quebra-se esse estado de felicidade original ao falarmos divisões, ou seja, o homem ao tratar-se de problemas como separação de terras  abandona seu estado original de felicidade.

        O Contrato Social da-se pela passagem do Estado de Natureza para a Sociedade Civil, para que seja concretizado deve ter ambas de suas partes concordantes com o novo método sugerido. O Contrato Social, diz respeito as relações de acordos tomadas pelos indivíduos de afastar-se de sua suposta libertade natural e posse de bens, e seus diretos, para atribuir a um terceiro o poder e autoridade de soberania, como criação de leis e aplicação das mesmas, surge o poder político. Passa-se de uma comunidade à uma sociedade, a constituição de um corpo político.

        Estado Civil, é o estado em que vive uma sociedade sob seus direitos civis, sua liberdade, sua vida social relacionada as questões burocráticas e seus direitos, exemplo; a posse de uma propriedade privada, que deixa de ser um direito natural e passa ser um direito civil, resume-se na ciração do indivíduo pelo próprio indivíduo mediante sua cidadania, a transferência de seus direitos naturais aos seus direitos civis, é a exerção de acordo com as normas e leis criadas pelo soberano da sua cidadania individualizada.

3) Como as ideias liberias descontruiram o antigo regime o que isso significou como ruptura de classes privilegiadas?

        O Liberalismo vem quebrando o Antigo Regime por suas fortes características de política e impessoalidade. O Antigo Regime, era extremamente teocrático e absolutista, focado na hierárquia divina, baseado no pacto de submissão dos vassálos aos seus senhores, o rei era dono das terras, senhor dos bens e riquezas do reino. O Liberalismo, consolida-se através da Revolução Francesa e desconstrói o Antigo Regime, pois com sua idéia de direito civil quebra a hierquização do regime, a de contrato social, quebra a divindade do poder. Desfaz a vertente de que o rei é dono das terras e riquezas, pois suas ideias tornam o indivíduo um cidadão, suas leis e características, impoem sobre o direito natural, através de taxas, tributos e impostos, que a propriedade jamais é patrimônio do monarca. Sua impessoalidade e os direitos civis criados possibilitam que qualquer indivíduo seja dono de propriedade privada, desde que haja recursos para as taxas, tributos e impostos, quebra o conceito de que somente o monarca, o rei, têm direito as terras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (59.5 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com