TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atualmente

Seminário: Atualmente. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  340 Palavras (2 Páginas)  •  294 Visualizações

Página 1 de 2

Atualmente é possível observar que há uma grande diversidade cultural. São diferentes manifestações culturais que se expressam através das artes, das ciências, de diferentes costumes, sistemas e leis, religiões e crenças, esportes, valores morais e éticos, comportamentos, invenções e todas as maneiras de ser, pensar e agir.

Mas, para compreender essa diversidade cultural é necessário entender primeiro o sentido do termo “cultura”, que foi refletido e investigado por diversos pesquisadores que estabeleceram a partir de seus estudos e pesquisas vários conceitos e definições, não estipulando uma verdade absoluta, mas uma interação entre eles. Pois a cultura é algo que permanece em constante mutação e transformação ao decorrer dos anos.

Foi a partir do século XV, com a expansão marítima europeia, que se obteve contato com outros povos, e percebeu-se diferentes formas de organização social ,econômica e cultural, que se corelacionavam e estruturavam-se para que houvesse a sobrevivência e progresso da mesma.

O renascimento também influenciou para a formação e identificação cultural, pois nesse período, surgiram várias reflexões sobre diferente visões das coisas e do mundo, relacionados ao comportamentos dos indivíduos e os processos de socialização.

Atualmente no Novo Dicionário da língua portuguesa o termo cultura é definido (p.508) como “ato, efeito ou modo de cultivar. Em outras palavras disse que é um complexo de padrões de comportamento, de crenças, das instituições e de outros valores espirituais e materiais transmitidos coletivamente e característica de uma sociedade". Mas o termo é muito mais amplo e LAKATOS (1979) define que ”a cultura é um modelador de comportamento e está presente em qualquer agrupamento de pessoas com características próprias a cada um”.

Entretanto o conceito estabelecido por Malinowski (1965) se faz de extrema importância por que ele afirma “que a cultura não é estática mas acompanha as modificações da sociedade, podendo desta forma concluir-se que a organização formal é dinâmica e sendo assim se transforma de acordo com as interações sociais.” ou seja a cultura esta correlacionada diretamente com a sociedade, sendo assim encontrasse em constante transformação, diversificação e modernização com o passar do tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com