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Auguste Comte

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Por:   •  10/11/2014  •  Seminário  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  339 Visualizações

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• Auguste Comte

Comte, o maior filósofo da humanidade, nasceu em Montpellier, no sul da França em 1798, nove anos após o início da Revolução Francesa e morreu em Paris em 1857.

A sua assombrosa inteligência foi logo reconhecida aos 16 anos de idade, em 1814, quando Napoleão Bonaparte abdica e é reestabelecida a monarquia a favor de Luiz XVIII, irmão de Luiz XVI, quando Comte entra para a Escola Politécnica.

Apaixonado pela cultura foi influenciado por Aristóteles, Bacon, Descartes, Hume, Condorcet, Diderot, considerados precursores do Positivismo. Na sua primeira fase, Comte lia todos os livros que podia comprar, com sacrifício até de sua alimentação. Logo depois, deixou de ler e começou a meditar.

Em 1817, com 19 anos de idade, descobre o princípio da relatividade e em 1822, com 24 anos, ao cabo de 60 horas de meditação, sem dormir, descobre também a Lei dos Três Estados ou Lei da Inteligência, que lhe permitiu criar a Sociologia - ele é o oai da Sociologia Positiva.

Em 1825, com 27 anos, se casa com Carolina Massin, uma mulher frívola, que não se adaptou ao mestre Comte.

Devido às atitudes desrespeitadoras desta mulher, Comte teve uma crise nervosa em 1828, com 30 anos de idade; era um homem de sentimentos puros, e teve que interromper as aulas que começara a ministrar às celebridades da época.

Sua grande mãe veio a Paris e o ajudou no seu restabelecimento. Logo que restabeleceu a saúde, escreveu o seu curso de Filosofia Positiva, em seis volumes, editados entre 1830 e 1842.

Cabe aqui lembrar que Carolina abandona o marido, que passou a lhe dar uma pensão, proporcional aos seus vencimentos de professor.

Em fins de 1844 conhece Clotilde De Vaux, devota-lhe um grande amor platônico, estado amoroso que o leva a plena criatividade - é mais fácil criar amando. Esta mulher, muito inteligente, mostra ao mestre outras facetas do relacionamento humano, que o leva a criar a Moral Teórica e a Moral Prática. Logo perde a sua inspiradora, que falece em princípios de 1846.

Auguste Comte se aproxima do Catolicismo, influenciado por Clotilde e também por suas reminiscências de infância, pois nascera em frente à Igreja de Santa Eulália.

A amizade do filósofo com os padres não significa um retrocesso à teologia, nem tampouco pode se considerar Positivista o literato religioso Lamennais, que foi excomungado, pelo simples fato de ter lido o livro de nosso mestre.

De 1851 a 1854, Auguste Comte escreve o Sistema de Política Positiva em 4 volumes, que é o primeiro Tratado de Sociologia e postula a separação espiritual e temporal (Igreja independente do Estado).

Em 1857, com 59 anos, vem a falecer, depois de definir e classificar as ciências e criar a Sociologia Positiva e a Moral Positiva.

Sua vida foi um modelo de comportamento para os discípulos e suas ideias impressionavam e impressionam até hoje os intelectuais de todos os países civilizados.

Obras de Auguste Comte

Sistema de Filosofia Positiva - 1830-1842.

Sistema de Política Positiva ou Tratado de Sociologia instituindo a Religião da Humanidade - 1851-1854

Catecismo Positivista ou Sumária Exposição da Religião Universal - 1852

Apelo aos Conservadores - 1855

Síntese Subjetiva ou Sistema Universal das Concepções próprias do Estado Normal da Humanidade - 1856

Testamento, Orações Quotidianas, Confissões anuais e Correspondências com Madame Clotilde de Vaux - 1884

Circulares Anuais (1850 - 1857) - 1866

Tratado Filosófico D' Astronomia Popular - 1845

Tratado elementar de Geometria Analítica - 1841

Cartas a M. Vallat (1815-1844) - 1870

Cartas a John Stuart Mill ( 1841-1844) - 1877

Correspondências Inéditas de Augusto Comte (Elaborado pela Sociedade Positivista) - 1903

Cartas de Augusto Comte a Diversos (Publicado pelos seus executores Testamenteiros) - 1902

Algumas máximas de Auguste Comte

Amor por princípio, a ordem por base e o progresso por fim.

Ordem e progresso.

Viver para outrem.

Viver às claras.

A Família, a Pátria, a Humanidade.

O progresso é o desenvolvimento da ordem.

O homem se torna cada vez mais e mais religioso.

Amar, pensar, agir.

Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto.

Saber para prever, a fim de prover.

Induzir para deduzir, a fim de construir.

Os vivos são cada vez mais governados pelas culturas deixadas pelos mortos.

O espírito deve ser sempre o ministro do coração, jamais o seu escravo.

Agir por afeição e pensar para agir.

A submissão é a base do aperfeiçoamento.

Os mais nobres fenômenos são sempre subordinados aos fenômenos mais grosseiros.

Conheça-te a ti mesmo para melhorares.

O homem ficará cada vez mais subordinado a humanidade.

O homem resume nele todas as leis do mundo.

O joelho do homem jamais se dobrará se não diante da mulher honrada e amada e não feminista.

Saber não maximizar os detalhes para melhor utilizar o conjunto.

A ordem continuará retrógrada, enquanto que o progresso continuará anárquico.

Ninguém possui outro direito se não de fazer sempre o seu dever.

Satisfazer os pobres mas mantendo os ricos.

Cansa-se de pensar e mesmo de agir, mas não se cansa nunca de amar.

Caso seja o

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