TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ava Fundamentos Sociológicos Da Educação

Monografias: Ava Fundamentos Sociológicos Da Educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  1.019 Palavras (5 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 5

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -

Sociologia de Max Weber

Atividade de Autodesenvolvimento

Anhanguera Educacional

ANO 2014/2

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação

Aula-tema 03: Enfoques teóricos da Sociologia na Educação -

Sociologia de Max Weber

Atividade de Autodesenvolvimento

Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor:

Anhanguera Educacional

ANO 2014/2

“A Sociologia weberiana e a Educação” - Alonso Bezerra de Carvalho

Como, no contexto da obra de Max Weber, pode ser definida a educação de caráter institucional, racional e burocrático? Qual é a crítica que se pode fazer a esse tipo de educação?

R: Para Max Weber a educação é definida pelo fator histórico e podendo ser influenciada pelas mudanças sociais e econômicas, sendo assim Maxs Weber defende uma educação transformadora, onde a educação é voltada para sociedade, em prol a personalidade do ser humano, capaz de formar pessoas que possa transformar a sociedade.A educação , constituida por um caráter instituicional , racional e burocrático , impede que os estudantes tenham uma liberdade maior de construção do conhecimento , presos como estão a uma espécie de treinamento . Desse modo , o professor parece desempenhar um papel de "Treinador " e não de " vendedor de verduras " , como Weber mesmo denomina , não permitindo assim que aluno seja livre para fazer escolhas em relação ao aprender, onde o educando possa fazer suas escolhas. O aluno não vai a escola porque gosta de aprender, mas sim por que é obrigado . A educação deve ser como arma capaz de transformar o ser humano e a sociedade onde vive. Ele acreditava na capacidade de superação do ser humano. Contudo , a possibilidade de mudança desse quadro não pode ser ignorada e , para equilibrá-lo , é preciso despertar o carisma.

Nas visões de Max Weber e, também de Alonso Bezerra de Carvalho, qual o objetivo principal da educação? E qual deve ser o comportamento do professor para que esse objetivo seja alcançado?

R : Marxs defende a ideia professor pesquisador para formar um aluno pesquisador, buscando o educando, ter consciência do que é realmente importante para sua vida, leva-lo a refletir sobre o que se aprende,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com