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Avaliação A Distancia

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Por:   •  6/3/2014  •  1.071 Palavras (5 Páginas)  •  315 Visualizações

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Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

Avaliação a Distância

Disciplina: Ontologia I

Curso:Ontologia

Professor:

Nome do aluno:

Data: 31/08/2013

Orientações:

 Procure o professor sempre que tiver dúvidas.

 Entregue a atividade no prazo estipulado.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

1. Leia o texto seguinte:

“Se examinamos a Filosofia clássica, assim como a medieval, verificamos que, de Sócrates a São Tomás de Aquino, o problema que se põe de maneira prevalecente é o que diz respeito ao ser como ser. A Filosofia dos gregos, assim como a Filosofia da Idade Média, foi, acima de tudo, uma Ontologia, empregado este termo no seu sentido lato ou tradicional, ou seja, na acepção de teoria do ser em geral, ou parte geral da Metafísica [...]. Não dizemos — entendamo-nos — que a Filosofia clássica ou medieval tenha sido apenas Metafísica, mas dizemos que foi, acima de tudo, de ordem metafísica. Também os gregos tiveram consciência de que havia um problema relativo às possibilidades e aos limites do conhecimento humano. Bastaria lembrar, aqui, os céticos, e, antes dos céticos, os sofistas e os pré-socráticos. Bastaria recordar toda a alta produção platônico-aristotélica, ou a dos epicuristas e dos estoicos, para termos uma ideia de que os gregos, muito cedo e profundamente, sentiram a necessidade de resolver estas perguntas: — Até que ponto o homem pode conhecer com certeza? Como é que o homem pode conhecer? Estes problemas, no entanto, não eram considerados problemas fundamentais, ou melhor, logicamente anteriores aos demais, mas subordinados a outros a que a Filosofia dava maior atenção e que eram os problemas ligados à compreensão do "ser", ou melhor, do "ser enquanto ser": - o problema do conhecimento pôs-se, por conseguinte, como problema de natureza metafísica. A Filosofia clássica e a medieval não desenvolveram, por isso, uma teoria do conhecimento autônoma, e cuidaram de suas questões de maneira secundária, complementar ou implícita, como decorrência de prévios problemas ontológicos.”.

Fonte: REALE, Miguel. Filosofia do direito. 19. ed. São Paulo: Saraiva, 1999, p. 44-45.

Com base no juízo de Reale, responda à seguinte pergunta, fundamentando seu ponto de vista de modo argumentativo com um texto de 10 a 15 linhas:

- A questão ontológica, durante a Filosofia Antiga e Medieval, foi considerada anterior (prévia) à questão relativa à teoria do conhecimento? Justifique. (2.0 pontos)

Foi considerada anterior mediante o próprio contexto histórico cultural-social que envolveu a civilização grega,onde a questão do ser ganhou foco que remonta desde a fase dos mitos-teogonia-,que com o passar do tempos não foi mais satisfazendo o racional do povo,que o levou as novas buscas para compreendera realidade em que viviam.Passando assim,sequencialmente,pela cosmologia(explicação para o mundo),período antropocêntrico(o homem no centro),metafisica Platônica-Aristotélica,até os medievos,seguindo nessa jornada evolutiva priorizando o ser,talvez,pela necessidade de explicar conceitualmente o mundo em que viviam,partindo do ser das coisas,buscando,assim, um sentido para o existir,onde a compreensão ontológica foi considerada a o próprio conhecimento a ser alcançado.

2. Platão, no diálogo Parmênides, defende uma classificação de gêneros relativos ao que há, reconhecendo as seguintes categorias:

• semelhança e dessemelhança;

• pluralidade (multiplicidade) e unidade;

• repouso (inércia) e movimento;

• nascimento e destruição;

• ser e não-ser.

Considerando esta classificação e em conformidade com a ontologia de Platão, justifique a (in)aplicação de cada uma dessas categorias para um exemplo de ser sensível, assim como para outro exemplo de ser inteligível. Sua resposta deve ter no mínimo 10 linhas e no máximo 15 linhas. (4.0 pontos)

Tomaremos o homem,nesta questão,como exemplo a ser tomado como ser sensível e inteligível dentro dos gêneros considerados por Platão quanto ao que há.

Semelhança e dessemelhança:

Ser sensível pode apresentar semelhança e dessemelhança com outro homem(s): ambos atléticos quanto a compleição física ou um tipo atlético e o outro longilíneo.

Ser inteligível:Idéia de homem é única,idêntica,a mesma para todos os homens.Não pode haver dessemelhança.

Pluralidade(multiplicidade) e unidade:

Ser sensível:existem uma multiplicidade de homens,tais como,negros,brancos, gordos,altos baixos etc.

Ser inteligível: [...] ``atente que não há duas idéias de homem,mas apenas uma,não passível de mudança(Pacheco,2011,p.82)´´

Repouso e movimento:

Ser sensível:[...]são passíveis de mudança,transitórios(Pacheco,2011,p.80)A idéia de mudança implica em movimento,tanto do homem em relação a si mesmo quanto aos outros.O homem pode ter cabelo na adolescência e na velhice não.

Ser inteligível:

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