TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A evolução do conflito nas teorias administrativas

Resenha: A evolução do conflito nas teorias administrativas. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  Resenha  •  254 Palavras (2 Páginas)  •  1.187 Visualizações

Página 1 de 2

A evolução do conflito nas teorias administrativas

estruturalismo

O conflito nessa teoria é estudado como um processo básico nas organizações. Ele é visto como um dilema diante da escolha de alternativas que implicam em perdas. Sua origem desorre dos objetivos organizacionais contrapondo a organizacaoX pessoal; coordenaçãox comunicacao; disciplinax competencia; planejamentooX inciativa. A determinaçãoo do conflito está na falta do ajustamento enttre a ordem imposta pela organizacao formal e as pressoes sobre o individuis. As consequencias do confliito não sao apenas negativas, mas fontes de mudanças organizacionais. A intervencao é específica para cada tipo de conflito e a solução gera novos conflitos.

Behavoirismo

O conflito é estudado como um processo intríseco aos processos decisórios. Ele é visto como um colapso dos mecanismos decicórios. A origem desse conflito é individual, organizacional ou interorganizacional. A determinação do conflito decorre de fatores organizacionais, ambientais e de fatores pessoais relativos a objetivos e percepções. A percepção de conflitos conduz à solução do problema, persuasão, negociação e à reação nas políticas organizacionais. O tipo de intervenção depende da natureza do conflito e dos seus determinantes.

enfoque sistêmico

O conflito é estudado como intríseco às organizações. Ele é visto como uma incongruência entre as expectativas e desempenhos relativos a papéis e funções. A origem do conflito é organizacional envolvendo os sistemas ou decorre dos papéis. A determinação do conflito está relacionada a fatores organizacionais, pessoais e interpessoais. Os conflitos afetam o funcionamento do sistema pela consequencia no desempenho dos indivíduos. Não há prescrição de intervenções, os próprios sistemas devem buscar mecanismos de equaciionamentos dos conflitos.

Enfoque Contingencial

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com