TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Belo e sublime

Por:   •  3/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  302 Palavras (2 Páginas)  •  652 Visualizações

Página 1 de 2

Atividade – O belo, o sublime, o juízo e os modos de julgar

Especialização em Ensino de Filosofia no Ensino Médio

Nome do aluno: Josiane Ribiero

Polo: Paranaguá.

Data: 23/03/2015

Módulo: II

Disciplina: Estética e filosofia da arte e seu ensino

Nome da Atividade: O belo, o sublime, o juízo e os modos de julgar

 

Descrição da Atividade: Compreender o conceito de sentimento estético expresso em um modo de julgar, como ele se caracteriza no belo e no sublime, a partir da leitura atenta do texto selecionado.

Desenvolvimento:

A discussão sobre o belo e o sublime é muito antiga e aparece em vários diálogos platônicos.  Sócrates, por exemplo, afirma que a beleza de um objeto advém do prazer ou da utilidade que ele oferece. Já Platão admite que a atração de um objeto se inicia no desejo de belos corpos, mas depois progride para a real ideia do belo.

A noção de sublime proposta do Longino aplicada a objetos concretos possui características que contrasta com a ideia do belo. Enquanto o belo implica a máxima perfeição, o sublime permite imperfeições.

Para Kant, o juízo de gosto é estético, e não lógico. Ele relaciona ao sentimento de prazer desinteressado, na qual, os próprios objetos sensíveis criam em nós a disposição de considera-los belos, sem recair em algo empírico, isto é, independente de tendências que comprometem a imparcialidade do juízo.

Já, em relação ao sublime, na concepção de Kant continua a ideia de desinteresse, sem uma finalidade evidente. Mas a atração advém de um desprazer inicial, especialmente ao observar a grandeza das forças da natureza em relação à humana. Esse desprazer, que, por sua vez, é resgatado pela autoconsciência que habita em nós.

Referências:

DUARTE, Rodrigo. Estética, juízo, belo e sublime. Em CARVALHO, M; CORNELLI, G. (Org.). Filosofia: Estética e Política. p. 133 a 146. Cuiabá, Central de Texto, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (152.5 Kb)   docx (53.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com