TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bem-estar Coletivo E Vida Cidadã

Casos: Bem-estar Coletivo E Vida Cidadã. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 3

RELATORIOS

O Povo Frances,resolveu expor uma declaração solene dos direitos naturais do homem. O que seria a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, admitidos pela Convenção Nacional em 1793.

O artigo III diz que:- Todos os homens são iguais por natureza e diante da lei.

Na Declaração dos Direitos da Virginia de 12 de junho de 1776, o artigo 1º diz que:- Todos os homens nascem igualmente livres e independentes, tem direitos certos, essenciais e naturais dos quais não podem por nenhum contrato,privar nem despojar sua posteridade tais são o direito de gozar a vida e a liberdade com os meios de adquirir e possuir propriedades, de procurar obter a felicidade e a segurança.

No artigo XVIII da declaração dos direitos do homem e do cidadão diz que:- Todo homem pode empenhar seus serviços, seu tempo: mas não pode vender-se nem ser vendido. Sua pessoa não é propriedade alheia. A lei não reconhece domesticidade: só pode existir um penhor de cuidados e de reconhecimento entre o homem que trabalha e aquele que o emprega.

Ou seja, segundo essas declarações cada um é responsável por si mesmo, o homem não é propriedade do Estado ou autoridades.E temos o livre arbítrio, o direito de ir e vir. O homem tem o direito de se manifestar, no artigo VII da declaração dos direitos do homem e do cidadão, diz que:- O direito de manifestar seu pensamento e suas opiniões, quer seja pela voz da imprensa, quer de qualquer outro modo, o direito de se reunir tranquilamente, o livre exercício dos cultos, não podem ser interditos. A necessidade de enunciar estes direitos supõe ou a presença ou a lembrança recente do despotismo.

Na declaração dos direitos da Virginia, como esta descrito no artigo 14º:- A liberdade de imprensa é um dos mais fortes baluartes da liberdade do Estado e só pode ser restringida pelos governos despóticos. E o artigo 18º, da mesma descreve:- A religião ou o culto devido ao Criador e a maneira de se desobrigar dele, devem ser dirigidos unicamente pela razão e pela convicção, e jamais pela força e pela violência, donde se segue que todo homem deve gozar de inteira liberdade na forma do culto ditado por sua consciência e também da mais completa liberdade na forma do culto ditado pela consciência, e não deve ser embaraçado nem punido pelo magistrado, a menos, que,sob pretexto de religião, ele perturbe a paz ou a segurança da sociedade. É dever recíproco de todos os cidadãos praticar a tolerância cristã, o amor á caridade uns com os outros.

Ou seja, temos sim o direito de reuniões, de expor ideias, mas, em ordem, respeito, sem violência. Até mesmo o direito de manifestações, mas sem uso de força, sem promover guerra. O que é muito justo para que se mantenha a ordem e o limite. Pois é bem claro que temos direitos, deveres, limites.

Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/dec1793.htm

Declaração dos direitos da Virginia, fonte: http://www.dhnet.org.br/direitos/anthist/dec1776.htm

Passo 3

Tipos de solidariedade social, segundo Émile Durkheim, temos dois tipos de solidariedade social, que seriam o tipo mecânica e outro seria chamado orgânica.

Para compreende-las

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com