TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O BEM-ESTAR PESSOAL E COLETIVO TAMBÉM É SINÔNIMO DE UMA VIDA CIDADÃ

Dissertações: O BEM-ESTAR PESSOAL E COLETIVO TAMBÉM É SINÔNIMO DE UMA VIDA CIDADÃ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  2.171 Visualizações

Página 1 de 2

RELATORIO CIENTIFICO NASCIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

O Serviço Social no Brasil é uma criança falando de sua história. Seus fundamentos foram estruturados no final do Séc. XIX, quando se consolidou o processo de industrialização a revolução industrial, facilitou o capitalismo adquirindo um estagio monopolista gerando impactos sociais. Neste cenário surgiram as bases de estrutura do Serviço Social, que durante muito tempo esteve do lado da burguesia, recebendo fortes influências da Igreja Católica. A burguesia usando de forma direta os serviços dos assistentes sociais para amenizar os conflitos surgidos entre as classes operaria e os burgueses acrescenta Paulo Neto (2001, pag. 79), que:

Emergindo como profissão a partir do background acumulado na organização da filantropia própria à sociedade burguesa, o Serviço Social desborda o acervo das suas protoformas ao se desenvolver como um produto típico da divisão social (e técnica) do trabalho da ordem monopólica. Originalmente parametrado e dinamizado pelo pensamento conservador, adequou-se ao tratamento dos problemas sociais quer tomados nas suas refrações individualizadas (donde a funcionalidade da psicologização das relações sociais), quer tomados como sequelas inevitáveis do ‘progresso’ (donde a funcionalidade da perspectiva ‘pública’ da intervenção - e desenvolveu-se se legitimando precisamente como interveniente prático-empírico e organizador simbólico no âmbito das políticas sociais).

O Serviço Social nesse tempo possuía um caráter de filantropia e se manteve assim por um período bem longo onde recebia uma forte influência da Igreja Católica o que deu um aspecto humanista à profissão.

Na Europa e nos Estados Unidos que seguiam concepções semelhantes, foram desenvolvidos esforços de profissionalizar o Serviço Social e acabar com a visão de filantropia e caridade.

Assim sendo, percebe-se que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia europeia. Este, por sua vez, teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que também se atrelou à doutrina social da Igreja Católica.

Nas primeiras décadas do Sec. XX lutas travadas entre as forças da organização política e sindical dos trabalhadores e as forças constitutivas do capitalismo monopolista. Estas, apoiados pelo fascismo e vários movimentos surgiram, espalhando suas filosofias e princípios pelo mundo inteiro, refletindo, de certa forma, sob algumas ciências.

Originado de uma prática concreta e de uma posição de vanguarda, o Serviço Social no princípio, caracterizou-se pela formação de profissionais destinados a atuarem nos problemas sociais, que envolveram todos os setores da sociedade, como uma consequência das transformações econômicas e industriais, surgidas a partir da segunda metade do século XIX.

Contudo, novas ideias foram se somando aos princípios bases do Serviço Social, auxiliando, desta forma, a profissionalização desse ramo profissional. No entanto, profundas foram as transformações registradas nessa área após as duas grandes guerras. Assim sendo, pode-se afirmar que o assistente social na atualidade possui um novo perfil bem diferente daquele apresentado no início do século passado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com