TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biografia De Simone De Beauvoir

Trabalho Universitário: Biografia De Simone De Beauvoir. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/8/2013  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 2

Biografia de Simone de Beauvoir

Simone de Beauvoir (1908-1986) foi uma escritora e ensaísta francesa. Teve relacionamento amoroso duradouro com o filósofo Jean-Paul Sartre. Sua obra mais conhecida é o livro “O Segundo Sexo”. É considerada uma das maiores representantes do pensamento existencialista francês.

Simone de Beauvoir nasceu em Paris. Era filha de um advogado. Teve educação católica e já tinha planos na adolescência de ser uma escritora. Quando jovem, fez exames para o bacharelado em matemática e filosofia. Estudou letras e filosofia na Universidade de Sorbonne, onde conheceu intelectuais proeminentes como Merleau-Ponty.

Simone de Beauvoir foi uma das escritoras mais influentes do ocidente. Suas ideias tratavam de questões ligadas à independência feminina e o papel da mulher na sociedade. Sua obra refletia também a luta feminina e as mudanças de papéis estabelecidos, assim como a participação nos movimentos sociais. O livro que melhor condensa suas experiências é “O Segundo Sexo”.

No romance “Os Madarins” (1945), Beauvoir escreveu indiretamente a biografia de sua vida com o filósofo Sartre, que o conheceu em Sorbonne em 1929, e viveu com a escritora um relacionamento aberto durante boa parte da vida. Outros livros, “Memórias de uma Moça Bem Comportada” (1958) e “A Força da Idade” (1960) são prolongamentos naturais de sua vida com o filósofo-escritor em situações diversas.

Outras obras importantes de Beauvoir: “Todos os Homens São Mortais” (1946) “A Força das Coisas”, (1964) e “A Velhice" (1970), só para citar alguns.Simone de Beauvoir morreu de pneumonia aos 78 anos, em Paris.

Informações biográficas de Simone de Beauvoir:

Data do Nascimento: 09/01/1908

Data da Morte: 14/04/1986

Nasceu há 105 anos

Morreu aos 78 anos

Morreu há 27 anos

Principais ideias:

Basicamente, o que ela pretendia era demonstrar como a mulher é um ser construído socialmente, ou seja, características que são consideradas como da "natureza feminina" (por exemplo: toda mulher quer ser mãe, mulher chora à toa, mulher tem medo de insetos, etc.), são, na verdade, fruto de séculos de moldes comportamentais estabelecidos na sociedade.

Para isso, ela faz uma análise profunda, desconstruindo mitos nos campos da Biologia, da Filosofia, da Sociologia, da História, da Religião, etc.

Pensamentos de Simone de Beauvoir

Escritora francesa - 1908-1986

“O homem é livre; mas ele encontra a lei na sua própria liberdade”.

“Quando se respeita alguém não queremos forçar a sua alma sem o seu consentimento”.

"Que nada nos limite.

Que nada nos defina.

Que nada nos sujeite.

Que a liberdade seja a nossa própria substância."

"Vivemos amores necessários e contingentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com