TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Simon Steven - Biografia

Por:   •  1/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  1.109 Visualizações

Página 1 de 8

SIMON STEVIN – BIOGRAFIA

SUMÁRIO

1

2

2.1

2.2

2.2.1

2.2.2

2.2.1.2.1

2.2.1.2.2

2.2.1.2.3

3

4

INTRODUÇÃO............................................................................................. SIMON STEVIN ..........................................................................................

BIOGRAFIA ................................................................................................

CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS ..............................................................

Lei da Hidrostática ......................................................................................

Aplicações da Lei de Stevin .......................................................................

Vasos comunicantes ..................................................................................

Pressão contra o fundo do recipiente .........................................................

Equilíbrio de dois líquidos de densidades diferentes ..................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS .......................................................................         

REFERÊNCIAS ..........................................................................................

4

5

5

6

7

8

8

10

10

11

12

ANEXO .......................................................................................................

13


1 INTRODUÇÃO

Simon Stevin viveu entre os séculos XVI e XVII, e foi um representante do estilo da ciência moderna, compreendeu a importância de um novo ideal científico, a união da teoria e da prática. A técnica, em sua concepção, seria sempre uma aplicação de conhecimentos teóricos. Conhecido como o fundador da ciência hidrostática, Simon apresentou, entre muitas pesquisas, a Lei fundamental da Hidrostática.

2 SIMON STEVIN

2.1 BIOGRAFIA

Simon Stevin nasceu em Bruges, Flandres (atual Bélgica) e foi matemático, mecânico e engenheiro militar flamengo. Filho ilegítimo de ricos cidadãos, pouco se sabe do início de sua vida. Sabe-se que depois dos vinte anos de idade viajou pela Noruega, Polônia e Prússia e, na volta, estabeleceu-se na atual Holanda.

Passou a estudar em Leiden (1581) e dois anos depois entrou para a universidade local na qual, após formar-se, passou a ensinar matemática. Em 1585 publicou De thiende, de grande influência na engenharia, na prática comercial e na notação matemática e de grande popularidade na época.

Em 1593 foi nomeado para um importante posto no exército holandês, por ordem do príncipe De Nassau, o que contribuiu para se tornar um grande engenheiro militar e assumir outros postos importantes no governo até sua morte, em Haia.

Não se conhece a data exata da sua morte. Consta apenas que se casou consideravelmente tarde, com 64 anos de idade, e que deixou dois filhos (ESCOLA, 2015).

2.2 CONTRIBUIÇÕES CIENTÍFICAS

A contribuição científica ao desenvolvimento da mecânica foi notável. Em sua obra destacam-se três importantes publicações, todas editadas em Leiden e em holandês (1586).

 Princípios de estática, uma espécie de continuação dos trabalhos de Arquimedes (teoria da alavanca, centro de gravidade dos corpos, etc., e o teorema dos planos inclinados), Aplicações de estática e Princípios de hidrostática, uma notável contribuição ao estudo da hidrostática, entre outros assuntos, tratando sobre o deslocamento de corpos mergulhados em água e a explicação do paradoxo da hidrostática - pressão independente da forma do recipiente (ESCOLA, 2015). 

Influenciado pelas teorias de Da Vince, pesquisou o comportamento hidrostático das pressões, divulgando o princípio do paralelogramo das forças. Enunciou o princípio dos trabalhos virtuais (1608).

A genialidade de Stevin abrangia os mais variados campos do conhecimento.

Escreveu pequenos tratados estabelecendo aplicações práticas de alguns princípios mecânicos, sobre acampamentos e fortificações militares, eclusas e barragens, a força dos ventos e moinhos de vento, astronomia copernicana, direitos civis e escalas musicais. 

Stevin calculou a declinação magnética (diferença angular entre o polo norte magnético e o polo norte geográfico) em diversos locais; demonstrou geometricamente a impossibilidade de funcionamento de um moto-perpétuo (dispositivo mecânico em que se acreditava poder trabalhar infinitamente sem requerer energia); traduziu obras gregas e, projetou o primeiro veículo com tração dianteira: um carro movido à vela.

Na área da matemática introduziu o emprego sistemático das frações decimais e aceitou os números negativos, com o que reduziu e simplificou as regras de resolução das equações algébricas.

 Propôs o sistema decimal de pesos e medidas (GEOCITIES, 2015).

2.2.1 Lei da Hidrostática

Os princípios da Hidrostática ou Estática dos Fluidos envolvem o estudo dos fluidos em repouso e das forças sobre objetos submersos.

O equacionamento matemático se dá através da Equação Fundamental da Hidrostática - Lei de Stevin.

Este equacionamento consiste no equilíbrio das forças sobre um elemento de volume infinitesimal em forma cúbica, definido no plano cartesiano de coordenadas obtendo-se a distribuição das forças de pressão e as forças de ação a distância agindo sobre o elemento.

Como o elemento está em repouso, o somatório das forças de pressão e das forças de ação a distância é igual a zero (FIGURA 3) (GOMES apud ROMA, 2015).

FIGURA 1 - FORÇAS DE PRESSÃO EM UM ELEMENTO DE VOLUME.

[pic 1]

FONTE: GOMES, 2015.

Da figura, tem-se:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (940.7 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com