TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Bipedalismo na visão evolucionista

Por:   •  2/7/2017  •  Resenha  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  292 Visualizações

Página 1 de 2

Bipedalismo, que significa "dois pés" (do latim bi para "dois" e ped para "pé"), é uma forma de locomoção, em que um ser tem a capacidade de usar como apoio apenas seus dois membros posteriores. O surgimento dessa característica no hominídeo não tem uma datação exata; mas indícios, como o de pegadas fósseis encontradas na Tanzânia depositadas há 3,6 milhões de anos, mostram que o bipedalismo é bastante antigo na nossa linha de ancestralidade.

 Sob uma perspectiva evolucionista, pautando as teorias em ideais científicos, podemos citar como justificativas para o bipedalismo:

  • Savanas: essa teoria diz que os ancestrais humanos, dotados de bipedalismo, grandes cérebros e uma capacidade de produzir ferramentas, eram mais adequados às savanas, onde as arvores são esparsas e a competição por recursos era mais feroz, uma vez que os choques climáticos resultavam em uma rarefação de alimentos em determinados períodos, o que fazia com que os hominídeos tivessem que percorrer grandes distâncias para conseguir alimento.
  • Eficiência energética: diz que o bipedalismo seria uma forma de locomoção mais econômica energeticamente, aumentando a reserva de energia para deslocamento entre aglomerados de árvores na savana.
  • Uso das mãos: diz que a locomoção bípede possibilitou que as mãos pudessem exercer outras atividades, em vez de estarem a serviço da locomoção, possibilitando a coleta de alimentos, confecção e manuseio de objetos para a defesa e caça e sustentação das crias, que antes, quando quadrúpedes, eram carregadas agarradas aos pelos, que quase não existem nos bípedes, o que faz com que o uso das mãos se torne necessário.
  • Vantagem competitiva: ficando de pé, o hominídeo parecia maior, intimidando seus oponentes, e tinha seu campo de visão aumentado, podendo assim, identificar a presença e aproximação de predadores, evitando combate físico.
  • Exposição solar: de pé, apenas a cabeça recebe maior incidência solar e apenas os pés recebem o calor do chão, o que deixa os órgãos vitais mais ventilados; uma vantagem significativa para nós, que precisamos manter a temperatura interna estável (no nosso caso em torno de 37,5°).

Piacentini, Patricia. Bipedalismo e novas possibilidades para o movimento humano. Retirado de >

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (65.4 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com