TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO CONCRETO 2 AO 3 SOCIOLOGIA JURIDICA

Ensaios: CASO CONCRETO 2 AO 3 SOCIOLOGIA JURIDICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  291 Palavras (2 Páginas)  •  3.070 Visualizações

Página 1 de 2

SOCIOLOGICA JURÍDICA – CASO CONCRETO 2

1) Pode-se dizer que a mediação é um meio termo entre a negociação e a conciliação. A mediação se aplica a qualquer contexto da relação humana, como às relações comerciais, mas também às vizinhanças, de comunidade, entre países, etnias etc. “Na conciliação o objetivo é o acordo, ou seja, as partes, mesmo adversárias, devem chegar a um acordo para evitar um processo judicial.

Na mediação as partes não devem ser entendidas como adversárias e o acordo é conseqüência da real comunicação entre as partes.

Na conciliação o mediador sugere, interfere, aconselha. Na mediação, o mediador facilita a comunicação, sem induzir as partes em acordo”.

Outra diferença marcante entre mediação e conciliação é que esta funciona melhor em conflitos entre partes cujo relacionamento não exija continuidade, ao passo que a mediação apresenta-se mais adequada quando as partes necessitarem manter um relacionamento, p. ex. numa discussão sobre separação, pensão alimentícia, briga entre vizinhos, etc. “no processo de mediação existe a preocupação em criar vínculos entre as partes, transformar e prevenir conflitos”. Os tipos mais conhecidos de mediação são: a comercial e a mediação familiar.

2) 1- No que diz respeito ao caso apresentado, uma vez instaurado o conflito, qual foi a via eleita pelas partes para compô-lo? Justifique

Resposta: Arbitragem.

3) Mencione as principais vantagens da adoção desta via para composição de conflitos.

Resposta: A celeridade, a redução de custos, a não intervenção da maquina pública, etc.

QUESTÃO OBJETIVA:

RESPOSTA: B

SOCIOLOGICA JURÍDICA – CASO CONCRETO 3

1) Pluralista, onde é possível verificarmos a edição de um direito não oficial, produzido por grupos sociais com manifestação de um processo civilizatório e cidadão. A pertinência dessa forma peculiar de produção normativa visa regular a conduta dos moradores da comunidadem devido a necessidade e a auxencia do Estado.

2) RESPOSTA: B

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com