TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONVITE À FILOSOFIA – MARILENA CHAUÍ UNIDADE

Por:   •  12/11/2019  •  Resenha  •  864 Palavras (4 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 4

CONVITE À FILOSOFIA – MARILENA CHAUÍ

UNIDADE I

Ao longo da história da humanidade os povos desenvolveram diferentes formas de pensamento ao tentar entender e explicar o mundo e as pessoas a sua volta. Chineses, árabes, americanos, persas, hebreus e tantos outros povos foram e ainda são agentes produtores de conhecimento, porém os gregos obtiveram destaque devido a sua forma de pensamento possuir características muito diferentes de qualquer outro povo. Historiadores defendem que a filosofia nasceu no final do século VII e início do século VI antes de Cristo, nas colônias gregas da Ásia Menor, tendo a cosmologia (cosmos, que significa mundo ordenado e organizado, e logia, que vem da palavra logos, que significa pensamento racional, discurso racional, conhecimento) como conteúdo inicial.

Quando os gregos passaram a ficar insatisfeitos com as explicações que eram dadas pelas tradições, passaram então a perguntar sobre questões básicas da vida (Por que nascemos e morremos? Por que tudo muda? De onde vem os seres? E para onde vão quando desaparecem?) e buscar respondê-las pelo conhecimento lógico, tentando explicar como e por que, no passado, no presente e no futuro, as coisas são como são. Assim nasceu a filosofia.

A palavra filosofia vem do grego: philo e sophia, e traduz-se por amizade pela sabedoria, amor, respeito pelo saber. O filósofo portanto, é alguém que deseja e procura o conhecimento, sendo movido pelo desejo de contemplar, observar, avaliar o mundo a sua volta, descobrindo a verdade que a todos está disponível caso se tenha interesse em buscá-la. Essa busca pelo conhecimento racional nos trouxe importantes descobertas, como pode-se destacar, por exemplo, a ideia de que a natureza opera obedecendo leis e princípios universais do filósofo inglês Isaac Newton.

Existiu ainda as condições materiais, isto é, econômicas, sociais, políticas e históricas que permitiram o surgimento da Filosofia, assim como: as viagens marítimas, que produziram a desmistificação do mundo, exigindo portanto uma explicação sobre sua origem, algo que o mito já não podia oferecer; a invenção do calendário que produziu uma percepção do tempo como algo natural e não como um poder divino incompreensível; a invenção da moeda, o surgimento da vida urbana, e a invenção da política.

A Filosofia grega têm como referência o filósofo Sócrates de Atenas nos seus dois primeiros períodos: Pré-socrática e socrática. Sócrates questionava as ideias, os valores, as práticas e comportamentos que os atenienses julgavam certos e verdadeiros em si mesmos e por si mesmos. Ao fazer suas perguntas e suscitar dúvidas, Sócrates os fazia pensar não só sobre si mesmos, mas também sobre a polis. Aquilo que parecia evidente acabava sendo percebido como duvidoso e incerto.

Durante o período sistemático, do final do século IV ao final do século III a.C., tendo como principal nome o filósofo Aristóteles de Estagira, discípulo de Platão. a Filosofia busca reunir e sistematizar tudo quanto foi pensado sobre a cosmologia e a antropologia até aquela data.

No período helenístico ou greco-romano, do final do século III a.C. até o século VI depois de Cristo, a Filosofia se ocupa sobretudo com as questões da ética, do conhecimento humano e das relações entre o homem e a Natureza

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com