TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

COROLÁRIO DA GUERRA DO CONTESTATO: Prenúncio de crenças

Por:   •  12/8/2018  •  Artigo  •  4.459 Palavras (18 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 18

FACETEN - Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil

Curso de Graduação em Teologia

COROLÁRIO DA GUERRA DO CONTESTATO: Prenúncio de crenças

Eric Nelson Ramos

Minas Gerais

2017

Eric Nelson Ramos

COROLÁRIO DA GUERRA DO CONTESTATO: Prenúncio de crenças

Trabalho apresentado a FACETEN. Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil, como exigência parcial para conclusão do curso de Integralização de créditos de Teologia, sob orientação da Prof° Luana Curi Paixão.

Minas Gerais

2017

Resumo

Entre os anos de 1912 e 1916, ocorria a Guerra do Contestado, entre os estados de Paraná e Santa Catarina. Em meio a pobreza e miséria do povo, que buscava na religião sua única forma de salvação, aparecia o monge José Maria, homem de fala mansa e religiosidade forte, diferente dos moradores da região. Logo cativou a todos. Neste contexto, teve como objetivo principal apresentar a relação entre religião e movimento popular, fortemente reprimido pelas forças politicas e militares da época. Para atingir o objetivo foi realizada uma ampla pesquisa bibliográfica, confrontando tema e seus meandros. Com foco na disputa de terras entre os dois estados, o poder dos poderosos, a situação dos posseiros de extrema miséria e falta de oportunidades. Verificou-se primeiramente quais eram as crenças e quem era o homem fraco, porém,  forte a ponto de conseguir impulsionar tamanho conflito. Como hipóteses conclusivas pretende apresentar que a pobreza quando aliada a religião faz do povo forte e decisivo em suas ações, criando coragem até então desconhecida por si mesmo. Ao passo que os grandes ricos e poderosos, possuem suas armas letais e sua força politica para abafar e destruir ideias por medo de perder domínio e poder.

Palavras chaves: ganancia - religiosidade – poder – guerra – destruição         

abstract

Between the years of 1912 and 1916, the Contestado War took place, between the states of Paraná and Santa Catarina. In the midst of the poverty and misery of the people, who sought in religion their only form of salvation, appeared the monk Jose Maria, a man of calm speech and strong religiosity, different from the inhabitants of the region. Then he captivated everyone. In this context, its main objective was to present the relationship between religion and popular movement, strongly repressed by the political and military forces of the time. In order to reach the objective, an extensive bibliographical research was carried out, confronting theme and its meanders. Focusing on the land dispute between the two states, the power of the powerful, the situation of squatters of extreme misery and lack of opportunities. It was first verified what were the beliefs and who was the weak man, however, strong enough to be able to promote such a conflict. As conclusive hypotheses it pretends to present that the poverty when allied to the religion makes the people strong and decisive in their actions, creating courage previously unknown by itself. While the rich and powerful have their lethal weapons and political force to stifle and destroy ideas for fear of losing dominance and power.

Keywords: greed - religiosity - power - war – destruction


 

Introdução

Com a finalidade de conceber um corolário sobre Guerra do Contestado, ocorrida entre 1912 e 1916, a partir de análises historiográficas, buscou-se retratar a religiosidade e seus precursores no seu período de ocorrência, tendo como ponto central o fanatismo religioso de adeptos ao monge José Maria.

Relatando brevemente pontos distintos sobre os principais motivos que levaram à batalha e seus agravantes. Onde os ideais de muitos caboclos foram confortados em convicções comunitárias de vida, deflagrando no conflito por extensões territoriais entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Por fim a religiosidade nesse período não foi apenas uma maneira destes povos tomarem coragem de seguir a diante, mas sim um grande precursor de ideias e mediador de objetivos comuns.

 Concluindo sobre o quão representativa foi a intervenção religiosa no período para a ocorrência de muitos momentos no conflito. Isso pode também afirmar que a crença no momento que aqui tratamos teve um caráter libertador, onde o sertanejo deixa de negar a possibilidade de agir em grupos e passa a crer em sua capacidade e dinamismo, ligado à uma divindade e liderado por um mediador desta.

Para atingir o objetivo geral, foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com trabalhos desenvolvidos e registros feitos durante e pós-guerra, tendo um histórico com foco no conflito da disputa territorial entre os dois estados, com os seguintes objetivos específicos: Investigar a interferência das crenças e costumes na região;  Analisar a situação dos posseiros como fator de incentivo à busca de alento religioso; Caracterizar doutrina praticada durante o período de ocorrência do conflito. Primeiramente, identificaram-se quais eram as crenças e caracterizá-las.

Posteriormente, se passou a identificar em teses e livros, jornais e revistas, documentos que comprovem que a religiosidade teve realmente influência direta em ideias da hostilidade. Desta forma, a investigação trará uma sistematização e a análise da história e interferência religiosa, contribuindo, assim, para o entendimento desse fenômeno social que foi a rebelião.

O corte espacial da pesquisa é a região do Planalto Norte do estado de Santa Catarina, e região ao sudoeste do estado do Paraná. O recorte temporal vai da metade do século XIX até as primeiras décadas do século XX.

Pretende também, entender os entremeios e como se deu o envolvimento religioso no conflito. Para procurar não apenas compreender o movimento, mais também confrontar a crença e o homem mito e concluir que tudo gerou o conflito e seu fim.

 A pesquisa tem como objetivo geral analisar a influência religiosa teve sobre os camponeses catarinenses durante o conflito e sua importância social.

Para esta pesquisa foi realizada uma pesquisa bibliográfica, procurando apresentar como resultado que a religiosidade interferiu em todo processo, porém aliado a fatores diversos sociais, como ganancia pelo terra e extrema pobreza.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.2 Kb)   pdf (155.5 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com