TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeiras Projetadas por Michael Thonet

Por:   •  20/3/2023  •  Artigo  •  309 Palavras (2 Páginas)  •  47 Visualizações

Página 1 de 2

(Fonte da imagem: blogdaarquitetura.com)

Tratando-se do percurso da Revolução Industrial, é impraticável que não se fale sobre William Morris, considerado por unanimidade o pai do design do objeto. Além de Morris ter criado um manifesto sobre a produção e a qualidade dos produtos, também estabeleceu um padrão ideal a ser seguido para que a produção em massa não afetasse completamente o uso e a qualidade dos objetos.

É com esse pensamento em mente que podemos seguir com o raciocínio praticado por Michael Thonet, um marceneiro relevante para sua época. Sua intenção era de criar uma cadeira industrializada mas que ao mesmo tempo seguisse um padrão que remetesse ao elegante e ao refinado.

Figura - Cadeiras projetadas por Michael Thonet

(Fonte da imagem: blog.essenciamoveis.com.br)

Rennie Mackintosh também é um nome relevante para a produção de objetos nesse período, tendo em sua produção uma forte influência da cultura japonesa, trazendo ao seu design de produtos uma condição diferente de texturas, cores e formas com grande inspiração na natureza. O grande ícone da sua criação é a cadeira Hill House.

Figura - Cadeira Hill House projetada por Mackintosh

(Fonte da imagem: folha.uol.com.br)

3 - O que você entende por Design? Quais áreas de aplicação?

Muitos pensam que o design é uma forma de arte, porém sua definição mais correta seria ‘’planejamento’’. Basicamente é o processo da criação de algo, que vai de sua aparência até à forma como vai ser utilizado pelo público.

O design é uma área muito ampla, então acaba sendo dividido em várias categorias, facilitando assim a formação de profissionais em cada uma de suas partes. Entre elas, as mais conhecidas são:

Design gráfico: Transmitir uma ideia por meios visuais, utilizando ferramentas como cores, formas e ilustrações diversas.

Figura - Representação do design gráfico utilizando ferramentas de cores

(Fonte da imagem: https://www.sos.com.br)

Design de produtos: a maneira como um ítem será produzido e como irá servir n

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (39.6 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com