TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital Econômico, Cultural E Social

Monografias: Capital Econômico, Cultural E Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  529 Visualizações

Página 1 de 2

CAPITAL ECONÔMICO

Segundo Bourdieu, as pessoas na sociedade vivem em busca de melhorias na condição social através daquilo que elas possuem como: terras, bens materiais, patrimônios. Essas melhorias acon-tecem por meio de estratégias da qual gera a acumulação dos bens.

A escola é também uma forma de capital econômico porque a educação proporciona para os indivíduos que tem as devidas condições, certa posição social elevada. Aqui há uma desigualdade diante das classes mais baixas onde os alunos são desprovidos de atenção enquanto que, os que têm mais cultura e que são de classes mais altas possuem maiores privilégios, acumulando ainda mais seus capitais, por isso não é certo dizer que a educação proporciona o portunidades iguais a todos.

CAPITAL SOCIAL

Boudieu acredita em alguns princípios na questão do Capital So-cial. Uma delas corresponde à da integração do indivíduo na so-ciedade através do relacionamento construído com os grupos ao qual se convive e os benefícios materiais que estas relações pro-duzem de acordo com a qualidade dos recursos estabelecidos entre eles e a quantidade, pois, quanto maior o numero de pes-soas o individuo atingir mais produtivos serrão suas relações. É a relação com esses grupos (família, escola, grupo de amigos) que faz com que o individuo se sinta integrante de um grupo social.

Já na educação esse acúmulo de capital acontece na forma de conhecimento aprendido nos livros.

CAPITAL CULTURAL

Surge da necessidade de saber o porquê das desigualdades na escola da parte dos indivíduos por serem de classe social baixa.

A partir do ponto de vista de Bourdieu, o capital cultural se ca-racteriza por meio da cultura que o individuo tem ou adquire no seu meio familiar, formando assim uma pessoa culta no modo de falar e de agir. Na educação este fator é essencial para o domínio escolar.

Há também o fator dos bens materiais que deriva deste anterior, pois, se a pessoa tem uma boa cultura e um bom desempenho escolar este individuo irá obter mais oportunidades na sociedade e com isso irá adquirir um lugar de destaque por causa de seu diploma.

O Capital cultural muito se parece com o Capital econômico por que ambos têm o mesmo poder na sociedade, mas com definições próprias. Aqui os alunos dotados de mais saber cultural e por fazerem parte de famílias em destaque na sociedade tem também mais oportunidades que os demais.

Então a mesma desigualdade gerada no Capital Econômico se dá no Capital Cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com